O que é o Dia dos Mortos?

Durante os últimos dias de outubro e os primeiros de novembro, as comunidades mexicanas homenageiam seus falecidos com uma data especial. Mas de que se trata esta celebração?

Nos dias 1 e 2 de novembro, os mexicanos celebram o Dia dos Mortos para homenagear aqueles que se foram. O filme da Disney, Viva! A vida é uma festa, mergulha na festa e destaca as cores e costumes típicos da data.

Foto de Disney+
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 2 de nov. de 2022, 09:55 BRT

O Dia dos Mortos é um festival cultural do México de origem indígena e é celebrado em diversas regiões do país. Nele, as pessoas seguem a crença que prevê uma espécie de “retorno temporário” de seus parentes e entes queridos falecidos, que viriam do mundo dos mortos para visitar os vivos. É o que explica a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Devido ao caráter multicultural e multiétnico do país, "esta festa deu origem a diversas expressões populares, transmitidas de geração em geração e às quais, ao longo do tempo, foram acrescentados diferentes significados e evocações de acordo com o povo, comunidade ou grupo indígena a realizá-los, no campo ou na cidade", conforme detalha a Unesco.

Também de acordo com a organização, acredita-se que as visitas dos mortos são capazes de trazer prosperidade ou infortúnio sobre suas famílias, dependendo de quão satisfatoriamente os rituais típicos são executados.

Quais são os rituais do Dia dos Mortos no México

Para facilitar o retorno das almas à terra, as famílias espalham pétalas de uma flor amarela-alaranjada conhecida como cempasúchil, ou calêndula asteca (Tagetes erecta), típica da festa, assim como velas e oferendas ao longo do caminho entre o cemitério onde os parentes estão enterrados e suas casas. 

Além disso, é um costume preparar os pratos favoritos do parente falecido e colocá-lo ao redor do altar da família e do túmulo.

(Relacionado: Por que as pessoas se fantasiam no Dia dos Mortos)

Quando é comemorado o Dia dos Mortos no México

Esta homenagem ocorre entre o final de outubro e os primeiros dias de novembro. De acordo com a Unesco, cada dia de celebração é dedicado a uma “categoria” específica designada aos falecidos. O dia 1º de novembro, por exemplo, é popularmente associado à comemoração das crianças. Já os adultos são celebrados no dia 2.

Fantasias, rituais, oferendas e flores coloridas fazem todos parte do Dia dos Mortos. Nesta imagem de Viva! A vida é uma festa, da Disney, o falecido cruza a ponte que representa a famosa estrada para Mictlán, esperando que os vivos o honrem com sua memória.

Foto de Disney+

Desde quando se comemora o Dia dos Mortos no México? 

A origem desta celebração remonta aos tempos pré-hispânicos, quando alguns povos nativos mexicanos (incluindo os antigos mexicas, mixtecas e zapotecas) comemoravam os mortos. Segundo a Unesco, a celebração também marca a conclusão do ciclo anual de cultivo do milho, nativo daquela região e que é protagonista da cultura alimentar predominante no país.

Mais tarde, com a colonização espanhola no país, essas homenagens passaram a integrar o calendário dos rituais religiosos católicos. A data do festival, por exemplo, coincide com o Dia de Finados (2 de novembro), uma celebração católica também voltada à homenagem aos mortos.

Qual é a importância do Dia dos Mortos mexicano

Segundo a Unesco, "o encontro anual entre os povos indígenas e seus ancestrais cumpre uma função social considerável ao afirmar o papel do indivíduo na sociedade e contribuir para reforçar o status cultural e social das comunidades indígenas do México".

Da mesma forma, o Dia dos Mortos também é considerado uma celebração da memória, um ritual que privilegia a lembrança sobre o esquecimento.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados