Calistenia: como funciona esse exercício e quais são seus benefícios para a saúde?

Este tipo de atividade física pode ser feita em qualquer lugar e sem a necessidade de equipamentos específicos. Também tem potencial para melhorar a força, a resistência e a flexibilidade do corpo, segundo especialistas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de jan. de 2025, 07:00 BRT
Militares norte-americanos que trabalham ajudando a combater o fogo na temporada de incêndios, no Alasca, treinam ...

Militares norte-americanos que trabalham ajudando a combater o fogo na temporada de incêndios, no Alasca, treinam calistenia todas as manhãs na instalação de Fort Wainwright.

Foto de MARK THIESSEN

exercício físico regular é fundamental para melhorar a saúdereduzir o risco de doenças crônicas, reconhece o MedlinePlus (um recurso de informações on-line da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos). 

A fonte afirma que há diferentes tipos de exercícios, e a combinação deles é a melhor maneira de manter o condicionamento físico adequado. A calisteniaum método de treinamento que está ganhando popularidade, pode ajudar nesse objetivo.

Os exercícios de calistenia devem ser feitos usando o peso do corpo. Em alguns casos, no ...

Os exercícios de calistenia devem ser feitos usando o peso do corpo. Em alguns casos, no entanto, se pode somar à atividade alguns aparelhos leves, como anéis ou bastões. Abdominais e flexões estão entre as atividades típicas deste treinamento. 

Foto de David Dobrydney Força Aérea dos EUA

Que tipo de exercício é a calistenia


Calistenia é um tipo de exercício que se baseia em movimentos corporais realizados sem a necessidade de equipamentos pesados, embora às vezes possa incluir aparelhos leves, como anéis ou bastões, afirma a Encyclopaedia Britannica, uma prestigiada plataforma de conhecimento geral.

Essa atividade física envolve uma ampla variedade de movimentos, incluindo flexões, alongamentos, torções, balanços, chutes e saltos. Ela também incorpora exercícios específicos, como abdominais e flexões.

De acordo com a Britannicaessa atividade promove força, resistência, flexibilidade e coordenação. Além disso, “aumenta o bem-estar geral do corpo ao colocar demandas regulares e controláveis no sistema cardiovascular”.

mais populares

    veja mais
    Um grande grupo de pessoas participa de exercícios calistênicos em um clique registrado em 1910.

    Um grande grupo de pessoas participa de exercícios calistênicos em um clique registrado em 1910. 

    Foto de PAUL THOMPSON

    Quais são as origens da calistenia? 


    Ainda segundo a Britannicaas origens da calistenia remontam ao século 19, quando os ginastas alemães Friedrich Ludwig Jahn e Adolf Spiess promoveram a atividade como um método para melhorar a saúdea educação física

    Já Per Henrik Ling, um instrutor de ginástica sueco, foi fundamental na promoção da disciplina ao enfatizar a importância desses exercícios para as mulheres

    Outro nome ligado ao treinamento de calistenia é o de Catharine Beecher, educadora e autora estadunidense do século 19, que foi uma das primeiras defensoras da prática, promovendo a atividade e destacando seu valor no livro “Physiology and Calisthenics for Schools and Families” (“Fisiologia e calistenia para escolas e famílias”, em tradução livre), em 1856. 

    Em seu trabalho, Beecher define a atividade argumentando que se trata de “um programa de exercícios destinados a promover a saúde e, assim, garantir a beleza e a força”.

    Embora inicialmente tenha sido considerada uma atividade exclusiva para mulheres, com o tempo sua prática se espalhou para ambos os sexos. Hoje, a calistenia é uma forma de exercício classificada como treinamento de resistência e que ganhou popularidade nos últimos anos, indica um artigo de pesquisa publicado no “Journal of Strength and Conditioning Research”, em 2018, uma publicação científica da área. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados