A imagem de como seria o Homo floresiensis em uma reprodução feita e disponível no Museu ...

Existiu um ser humano do tamanho de um hobbit? Conheça o Homo floresiensis

Esta espécie extinta de humano viveu numa ilha durante o período do Pleistoceno, ou seja, entre 100 mil e 60 mil anos atrás, segundo indicam seus fósseis raros.

A imagem de como seria o Homo floresiensis em uma reprodução feita e disponível no Museu de História Natural Smithsonian, em Washington, D.C., cidade que é a capital dos Estados Unidos.

Foto de Karen Neoh (CC BY 2.0)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de out. de 2025, 16:59 BRT

Apesar dos muitos estudos, uma espécie de ser humano de apenas um metro de altura continua sendo um mistério para os pesquisadores. Trata-se do Homo floresiensis, que foi apelidado de “hobbit  em referência ao personagem criado pelo escritor britânico J.R.R. Tolkien – por causa de suas características físicas, explica a “World History Encyclopedia” (plataforma online dedicada ao conhecimento de história). 

Homo floresiensis é uma espécie extinta de humano que viveu na ilha de Flores, na Indonésia, durante o Pleistoceno”, período que começou há aproximadamente 2,6 milhões de anos e terminou há cerca de 11.700 anos, continua WHE

“Acreditava-se que esses humanos, cujos fósseis foram escavados pela primeira vez na caverna de Liang Bua [na Ilha das Flores], em 2003, tivessem vivido originalmente entre 74 mil e 12 mil anos atrás,”, detalha a enciclopédia. Se de fato fosse comprovado que o Homo floresiensis viveu nessa época, ele seria considerado o último dos humanos sobreviventes” além do Homo sapiens

Uma foto da caverna Liang Bua, situada na ilha de Flores, na Indonésia. Foi aqui que, ...

Uma foto da caverna Liang Bua, situada na ilha de Flores, na Indonésia. Foi aqui que, em 2003, se descobriram os restos mortais da espécie extinta Homo floresiensis (apelidada de “hobbit”).

Foto de Rosino (CC BY-SA 2.0)

Quem era o humano “hobbit” e onde ele viveu? 

De acordo com a WHEnovas evidências sugerem que, na verdade, esses humanos eram ainda mais antigos. “Atualmente, seus ossos são datados entre cerca de 100 mil e 60 mil anos, e as ferramentas encontradas junto com eles variam entre cerca de 190 mil e 50 mil anos”, completa a fonte. 

Os dados mais atuais sobre o chamado “hobbit” humano  também consideram que ele poderia descender de uma espécie diferente dentro do gênero Homo, completa a “Enciclopaedia Britannica” (plataforma de conhecimentos gerais do Reino Unido), já que suas raízes completas ainda não foram totalmente desvendadas. 

“Novos dados sugerem que, de fato, o Homo floresiensis parece ter estado conectado a uma linhagem antiga de Homo enraizada na África mais de 1,75 milhão de anos”, diz a WHE. Ela seria “uma espécie-irmã do Homo habilis especificamente”, ou “um irmão de um grupo que inclui pelo menos o Homo habilis, o Homo erectus africano e asiático, e o Homo sapiens (e tem um grau evolutivo semelhante ao Homo habilis)”, reforça a fonte.

 “Os ancestrais do Homo floresiensis devem ter deixado a África em um evento migratório ainda desconhecido, que pode ter sido anterior ou quase simultâneo aos primeiros passos do Homo erectus fora do território africano. Ele é, em geral, considerado o primeiro Homo a ter dado esse salto”, segue a “World History Encyclopedia”.

mais populares

    veja mais

    “Foi sugerido que um tsunami ou outro deslocamento repentino de água poderia ter levado o Homo floresiensis de locais na Indonésia.”

    Qual era a aparência do Homo floresiensis, o ser humano “hobbit”

    A Britannica conta que os restos mortais encontrados na caverna da Indonésia indicam humanóides de cerca de 100 centímetros de altura, além de “braços longos e um crânio com uma capacidade craniana de apenas 380 cc, comparável à de um chimpanzé moderno”.

    A WHE, por sua vez, detalha que “o Homo floresiensis tinha pernas curtas em proporção aos braçospés grandes e ossos do punho primitivos, mas polegares relativamente mais modernos”. Na caverna de Liang Bua foram encontrados fósseis correspondentes a entre nove e 14 indivíduos, tendo um deles a altura de 106 centímetros – um pouco mais altos que os outros, segue a fonte.

    “Em comparação com outros humanos que viveram na mesma época, como os neandertais (que tinham uma altura média de aproximadamente 165 centímetros), e o próprio Homo sapiens alto, o Homo floresiensis tinha, de fato, um ponto de vista do mundo que era muito diferente”, diz a WHE.

    No entanto, os pesquisadores ainda não conseguiram cravar o motivo pelo qual esta espécie de humanóide tinha um tamanho tão peculiar. Chegou-se a especular que a baixa estatura seria resultado de um “nanismo insular ou endêmico”, explicou a WHE, que seria um processo pelo qual “criaturas confinadas a habitats isolados, como ilhas, tornaram-se menores ao longo do tempo”. Mas esta teoria encontra rechaço por parte da comunidade acadêmica, como indica a Britannica

    A localização da Ilha das Flores, na Indonésia, marcada em vermelho no mapa.

    A localização da Ilha das Flores, na Indonésia, marcada em vermelho no mapa.

    Foto de Domínio público

    Como o Homo floresiensis foi parar numa ilha?

    Existem ainda muitas lacunas sem resposta no mapeamento da linhagem desses hominídeos ancestrais. Entre as perguntas sem respostas está o questionamento de como o Homo floresiensis deixou a Áfricade que maneira teria ido parar na Ilha das Flores, na Indonésia, um local difícil de ser acessado a nado, afirma a WHE

    “Foi sugerido que um tsunami ou outro deslocamento repentino de água poderia ter levado o Homo floresiensis de locais próximos, como Sulawesi [outra ilha indonésia na região], até as costas da Flores”, completa a plataforma histórica. Já a Britannica ressalta que os humanos não haviam chegado até a Ilha das Flores a até 11 mil anos atrás, o que reforça o mistério de como estes fósseis podem retratar toda uma espécie vivendo no local. 

    Prova de que ainda há muito o que investigar sobre os humanos hobbits”. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados