As incríveis qualidades dos cogumelos

Os benefícios dos fungos ainda não são muito conhecidos, mas os pesquisadores continuam a descobrir formas surpreendentes deles melhorarem nossa saúde

Por Daniel Stone
fotos de Rebecca Hale
Publicado 28 de fev. de 2018, 10:33 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Fungos comestíveis como shiitake, ostra-dourado e juba-de-leão têm sido associados a um aumento da imunidade e utilizados como auxílio em tratamentos de câncer, colesterol alto e doenças neurológicas. Injeções de extrato de shiitake, o Lentinula edodes, podem diminuir a velocidade de crescimento de tumores e potencializar os efeitos da quimioterapia.
Foto de Rebecca Hale, Ngm Staff

Esta reportagem está na edição de março da revista National Geographic Brasil.

Os cogumelos estão por toda parte – no piso das florestas, nos jardins, em redes debaixo dos nossos pés. O maior organismo vivo no planeta é um fungo do gênero Armillaria, espraiando-se por uma rede subterrânea de 9,6 quilômetros quadrados nas Montanhas Azuis do estado americano do Oregon.

Ainda assim, temos um conhecimento precário dos cogumelos, e pouco exploramos as suas possibilidades no campo do uso medicinal. Os fungos costumavam ser tidos como alimentos pouco calóricos e pouco nutritivos, mas, na verdade, estão repletos de nutrientes. Segundo o bioquímico Martin Powell, muitos fungos produzem compostos que podem contribuir para a eficácia do tratamento de portadores de enfermidades como o câncer e a demência.

“Os fungos são bem mais enigmáticos que as plantas”, diz Robert Beelman, da Universidade Estadual da Pensilvânia. Segundo um estudo que conduziu, dois antioxidantes comuns em cogumelos – a ergotioneína e a glutationa – têm o potencial de proteger contra enfermidades ligadas ao envelhecimento como as cardiopatias e o mal de Alzheimer. Algumas espécies são conhecidas pelas suas propriedades alucinógenas. Outras, como os cogumelos mostrados ao lado, são apreciados por chefs de cozinha e têm efeitos terapêuticos

Essa informação não tem a pretensão de servir como tratamento médico.