Dia da Consciência Negra: 5 livros para entender a questão racial no Brasil

Elaboramos uma lista com obras essenciais para mergulhar no tema por ocasião da data – e que cruzam a questão racial com áreas como psicanálise, história e filosofia.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de nov. de 2023, 17:24 BRT
Estátua de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do maior quilombo brasileiro que morreu no dia ...

Estátua de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do maior quilombo brasileiro que morreu no dia 20 de novembro de 1695 - data que se instituiu o Dia da Consciência Negra.

Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

Em um país no qual cerca de 56% da população se declara negra ou parda, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a questão racial é um tema que permeia todos os segmentos da sociedade. 

O próprio Dia da Consciência Negra, data que se comemora anualmente no país todo dia 20 de novembro, tem como função – por meio de suas celebrações – instigar à reflexão sobre a questão racial e à valorização da cultura negra. 

A efeméride também ajuda a pensar sobre representatividade e faz alusão à história do povo negro, já que este dia também é marcado pela morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos líderes do maior quilombo brasileiro a resistir à escravidão de pessoas vindas de diversas partes da África por parte dos portugueses em território brasileiro. 

Para mostrar como a questão racial no Brasil permeia diversas áreas de estudo – como sociologia, psicanálise, história e filosofia, por exemplo, National Geographic Brasil consultou a pedagoga e educadora Viviana Santiago, especialista em Diversidade e Inclusão, Educação Antirracista e Direitos Humanos, para recomendar 5 livros essenciais acerca da temática racial. 

Trata-se também de uma excelente oportunidade para conhecer mais pensadores e estudiosos negros, já que todos os livros são de autores brasileiros. 

Alguns dos maiores intelectuais e pensadores brasileiros já se dedicaram a debater o tema do racismo no país, entre eles Sueli Carneiro e Cida Campos. 

Divulgação Divulgação

Os 5 livros de autores brasileiros para entender a questão racial no país


1) “Sociologia do negro brasileiro”, de Clóvis Moura

Ainda que tenha sido publicado pela primeira vez em 1988, a obra não perde a sua atualidade ao questionar o papel da pessoa negra na sociedade brasileira e de como ele é visto. O escritor e historiador, Clóvis de Moura é um expert no assunto e tem diversos outros livros relacionados ao tema. Na opinião de Viviana Santiago: “Esse livro é um clássico. Traz um importante relato da contribuição da população negra para a constituição do Brasil”.

2) “Dispositivo de Racialidade: A Construção do Outro Como Não Ser Como Fundamento do Ser”, de Sueli Carneiro 

Para a especialista em educação antirracial, Sueli Carneiro é “uma das mais importantes intelectuais da atualidade”. “Neste livro a filósofa e ativista apresenta a dinâmica do racismo e o necessário enfrentamento coletivo, também lança um dos mais importantes conceitos da atualidade: o epistemicídio”, diz Viviana.

3) “Tornar-se Negro”, de Neusa Santos 

De acordo com Viviana Santiago, nesta obra a psiquiatra e psicanalista Neusa Santos constrói um “livro incontornável”. “É fundamental para quem deseja compreender os efeitos psíquicos do racismo entendendo-o como violência também psicológica”, explica. Publicado originalmente em 1983, é uma das primeiras obras a relacionar a questão racial com a psicanálise, duas áreas que ainda podem se aproximar muito mais – principalmente no Brasil. 

4) “O Pacto da Branquitude”, de Cida Bento 

“Neste livro, a psicóloga analisa o comportamento de profissionais brancos em processos de recrutamento e seleção, e constrói um livro fundamental para quem deseja compreender a maneira como o racismo é operado no mercado de trabalho, produzindo a exclusão da população negra”, explica Viviana Santiago. Vale ressaltar que Cida Bento é Doutora em psicologia e já foi eleita uma das 50 pessoas mais influentes do mundo na área da Diversidade. 

5) “Por um feminismo afro-latino-americano”, de Lélia Gonzalez

A pensadora Lélia Gonzalez é uma das mais importantes do país e não poderia ficar de fora de qualquer lista de recomendações escritas sobre o tema, como reforça Viviana Santiago. “Ela é uma das mais importantes referências para a luta antirracista no Brasil. Filósofa e antropóloga, Lélia traçou a inescapável relação entre gênero e raça operada pelo racismo a brasileira”, diz a educadora. “Neste livro, que condensa quase duas décadas de registros, temos a oportunidade de conhecer a complexidade de seu pensamento”, finaliza Viviana.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados