Dia da Consciência Negra: o que é e por que se celebra em 20 de novembro
Data de reflexão e luta da população negra do Brasil, o Dia da Consciência Negra tem suas raízes ligadas ao século 17. Saiba mais!
20 de novembro é feriado em 6 estados e, ao menos, 1.260 cidades
Anualmente e sempre em 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra, também conhecido como o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. Em todo o país se fazem celebrações em torno da efeméride e ao longo do mês de novembro, que é considerado o mês da Consciência Negra.
A seguir, saiba o que é o Dia da Consciência Negra, sua importância e por que a data foi instituída para ser celebrada no dia 20 de novembro de cada ano.
(Você pode se interessar por: Dia da Consciência Negra: 5 livros para entender a questão racial no Brasil)
O que é o Dia da Consciência Negra
Segundo a Fundação Cultural Palmares, instituição pública brasileira vinculada ao Ministério da Cultura do país, o Dia da Consciência Negra é fundamental para “refletir sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade”, como informa seu site oficial.
“A Consciência Negra simboliza o entendimento que, sobretudo, as pessoas negras possuem sobre o valor da sua cultura e a importância de se reconhecerem como indivíduos que possuem direitos, como qualquer outro. Dessa forma, a busca pela justiça e igualdade se tornou uma luta mais que necessária para essas pessoas”, completa o órgão institucional.
O Dia da Consciência Negra e todo o mês de novembro marcam a importância de discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país.
Por que o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro?
O ensino da cultura e da história afro-brasileiras faz parte do calendário desde 2003, quando há 20 anos a Lei Federal 10.639 instituiu sua obrigatoriedade nas escolas. Mas foi só em 10 de novembro de 2011 que o governo brasileiro criou o Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, através da regulamentação da lei 12.519, como explica o site do Ministério da Cultura do Brasil. A lei, inicialmente, não era considerada feriado nacional, mas isso mudou a partir de uma nova regulamentação feita no ano de 2023.
Mas por que justo no dia 20 de novembro foi eleito? A data remonta a um fato histórico importante do século 17.
A escolha de 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares (homem negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade), e faleceu neste dia, no ano de 1695.
Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, no interior de Alagoas, segundo o site do MEC.
Sua vida de luta pela liberdade do povo negro e sua resistência à opressão e à escravidão fizeram de Zumbi um símbolo para a população negra – e para toda a sociedade brasileira.