Dia da Consciência Negra: o que é e por que se celebra em 20 de novembro

Data de reflexão e luta da população negra do Brasil, o Dia da Consciência Negra tem suas raízes ligadas ao século 17. Saiba mais!

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de nov. de 2023, 14:05 BRT
20 de novembro é feriado em 6 estados e, ao menos, 1.260 cidades

20 de novembro é feriado em 6 estados e, ao menos, 1.260 cidades

Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

Anualmente, sempre em 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra e também o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. E em seis estados do Brasil a primeira data é feriado, são eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Em todo o país se fazem celebrações em torno da efeméride e ao longo do mês de novembro, que é considerado o mês da Consciência Negra. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no 2º trimestre de 2022, o Brasil possui uma população negra de 55,8% – ou seja, o equivalente a mais da metade da população. 

Saiba o que é o Dia da Consciência Negra, sua importância e por que a data foi instituída para ser celebrada no dia 20 de novembro de cada ano.

O que é o Dia da Consciência Negra

Segundo a Fundação Cultural Palmares, instituição pública brasileira vinculada ao Ministério da Cultura do país, o Dia da Consciência Negra é  fundamental para “refletir sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade”, como informa seu site oficial. 

“A Consciência Negra simboliza o entendimento que, sobretudo, as pessoas negras possuem sobre o valor da sua cultura e a importância de se reconhecerem como indivíduos que possuem direitos, como qualquer outro. Dessa forma, a busca pela justiça e igualdade se tornou uma luta mais que necessária para essas pessoas”, completa o órgão institucional.

O Dia da Consciência Negra e todo o mês de novembro marcam a importância de discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país.

Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

Por que o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro?

A data conhecida como Dia da Consciência Negra faz parte do calendário escolar desde 2003, quando há 20 anos a Lei Federal 10.639 instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Mas foi só em 10 de novembro de 2011 que o governo oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela lei 12.519, como explica o site do Ministério da Cultura do Brasil. A lei, no entanto, não considerou o dia como feriado nacional. 

Desde então, algumas cidades e estados do país têm incorporado a data como feriado e também realizado ações comemorativas em torno da efeméride. Mas por que justo no dia 20 de novembro foi eleito? A data remonta a um fato histórico importante do século 17.

A escolha de 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares (homem negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade), que faleceu nesse dia, no ano de 1695.

 Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, no interior de Alagoas, segundo o site do MEC. 

Sua vida de luta pela liberdade do povo negro e sua resistência à opressão e à escravidão fizeram de Zumbi um símbolo para a população negra – e para toda a sociedade brasileira.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados