Quantos planetas existem no Sistema Solar

Veja quais são os planetas e corpos integrantes do sistema planetário

Uma pintura dos planetas mostrados em tamanho relativo um do outro.

Foto de WILLIAM H. BOND
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de jan. de 2023, 10:36 BRT

De acordo com a Nasa, o Sistema Solar é formado por planetas, planetas anões, exoplanetas (aqueles que estão fora do sistema planetário), dezenas de luas, milhões de asteroides, cometas e meteoritos.

A atual contagem da agência norte-americana indica que oito planetas fazem parte do sistema que orbita ao redor da estrela Sol. O Sistema Solar está localizado em um braço espiral externo da Via Láctea.

101 | Sol
O Sol mantém os planetas em sua órbita, mas o que ocorreria se ele desaparecesse? Aprenda sobre a estrela central de nosso sistema solar e como ela é essencial para toda a vida como a conhecemos.

Quais são os planetas do Sistema Solar

Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. O sistema planetário também é composto pelos gigantes gasosos Júpiter e Saturno, e os gigantes de gelo Urano e Netuno.

Os chamados planetas anões – que não entram na contagem oficial da Nasa – são aqueles que apresentam forma maciça, redonda e orbitam o Sol, mas não são os astros dominantes de suas órbitas. De acordo com a Nasa, são conhecidos cinco planetas anões: Plutão, Makemake, Haumea, Ceres e Eris.

Além desses corpos, a agência norte-americana indica pesquisas sobre o Planeta X, que foi encontrado a partir de evidências matemáticas. Este hipotético planeta orbita o Sol em um arco muito além de Plutão. A agência informa que a existência do Planeta X é apenas teórica e que ele ainda está sendo procurado por astrônomos.