Tudo o que você não sabia sobre Vênus

Descubra mais sobre o planeta conhecido como o gêmeo da Terra. Como é sua estrutura e superfície?

Um fotógrafo do céu noturno desfruta das vistas da Lua, Vênus e Júpiter em um deserto na Califórnia, Estados Unidos.

Foto de Babak Tafreshi
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de dez. de 2022, 15:16 BRT

Vênus é um dos quatro planetas interiores, ou rochosos (junto com a Terra, Marte e Mercúrio), e é considerado um corpo celeste muito ativo, já que é formado por montanhas e vulcões.

De acordo com a Nasa, muitas vezes é chamado de gêmeo da Terra porque ambos são semelhantes em tamanho e densidade. No entanto, há diferenças importantes entre eles. Saiba mais sobre este Vênus.

1. Tempo e rotação de Vênus

A direção de Vênus é incomum, pois gira no sentido oposto ao da Terra e de outros planetas. Uma peculiaridade deste planeta é sua lenta rotação. Estima-se que ele leva cerca de 243 dias terrestres para girar apenas uma vez, indica a Nasa.

2. Como é o nascer do Sol em Vênus?

Em Vênus, o Sol nasce a cada 117 dias terrestres, ao contrário da Terra, onde nasce e se põe uma vez por dia. E como o planeta gira para trás, o Sol nasce no oeste e se põe no leste.

(Você pode estar interessado em: O que é o Sistema Solar e como ele é formado?)

3. Vênus tem Lua?

Vênus é o segundo planeta contando a partir do Sol. Então, Mercúrio e a Terra são seus vizinhos mais próximos. Assim como Mercúrio, Vênus não tem lua.

4. Estrutura e superfície de Vênus

O planeta é considerado o mais quente do nosso sistema solar, de acordo com a Nasa. Isso ocorre devido a sua atmosfera espessa e tóxica,  cheia de dióxido de carbono, que está permanentemente envolto em espessas nuvens amareladas de ácido sulfúrico, que retêm o calor e causam um efeito estufa descontrolado.

As temperaturas da superfície em Vênus são estimadas em cerca de 475 graus Celsius, de acordo com a Nasa. Quanto ao tamanho, é um pouco menor que o da Terra.

(Conteúdo relacionado: Qual é a função da Lua na Terra?)

5. Visitas a Vênus

Este planeta é conhecido desde a antiguidade, pois não era necessário o uso de telescópios avançados para visualizá-lo. Segundo a agência norte-americana, Vênus foi visitado por cinco naves espaciais e um orbitador.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados