Cientistas descobrem 12 novas luas em Júpiter
Visão do Telescópio Espacial Hubble de duas tempestades jovianas em forma de olho em Júpiter.
Um grupo de cientistas liderado pelo astrônomo estadunidense Scott Sheppard, da Carnegie Institution for Science, em Washington D.C., nos Estados Unidos, descobriu 12 novas luas em Júpiter. Com a descoberta oficializada em dezembro de 2022, o planeta chega a um total de 92 satélites naturais, a maior quantidade entre todos os planetas do Sistema Solar.
Para identificar as novas luas, os cientistas usaram o Telescópio Subaru, localizado no Havaí (nos Estados Unidos), além dos telescópios Víctor M. Blanco e Magalhães, que ficam ambos no Chile.
O que se sabe sobre as novas luas de Júpiter
Como a descoberta acaba de ser divulgada, as luas ainda não possuem nomes. De acordo com o Carnegie Institution for Science, trata-se de corpos celestes pequenos e um dos desafios para identificá-los foi o fato de Júpiter ser um planeta brilhante.
O brilho e a luz dispersa do planeta dificultam a visualização do Espaço na região em que as luas estão, mas com a ajuda da tecnologia, a equipe de astrônomos conseguiu visualizar estes 12 novos satélites naturais. O processo para confirmar que eram realmente luas levou cerca de um ano.
Quais os planetas com mais luas do Sistema Solar?
A Nasa define as luas como corpos celestes que “orbitam planetas e asteroides”, podendo ter várias formas, tamanhos e tipos. Ainda segundo a agência espacial norte-americana, a quantidade desses corpos por planetas é a seguinte:
Os astrônomo seguem pesquisando as novas luas de Júpiter para confirmar de que material elas são formadas.