Cientistas descobrem 12 novas luas em Júpiter

O planeta se torna o que mais tem satélites naturais dentro do Sistema Solar. Júpiter chega a um total de 92 luas e ultrapassa Saturno, que possui 83.

Visão do Telescópio Espacial Hubble de duas tempestades jovianas em forma de olho em Júpiter.

Foto de NASA
Publicado 7 de fev. de 2023, 15:21 BRT

Um grupo de cientistas liderado pelo astrônomo estadunidense Scott Sheppard, da Carnegie Institution for Science, em Washington D.C., nos Estados Unidos, descobriu 12 novas luas em Júpiter. Com a descoberta oficializada em dezembro de 2022, o planeta chega a um total de 92 satélites naturais, a maior quantidade entre todos os planetas do Sistema Solar.

Para identificar as novas luas, os cientistas usaram o Telescópio Subaru, localizado no Havaí (nos Estados Unidos), além dos telescópios Víctor M. Blanco e Magalhães, que ficam ambos no Chile.

O que se sabe sobre as novas luas de Júpiter

Como a descoberta acaba de ser divulgada, as luas ainda não possuem nomes. De acordo com o Carnegie Institution for Science, trata-se de corpos celestes pequenos e um dos desafios para identificá-los foi o fato de Júpiter ser um planeta brilhante.

O brilho e a luz dispersa do planeta dificultam a visualização do Espaço na região em que as luas estão, mas com a ajuda da tecnologia, a equipe de astrônomos conseguiu visualizar estes 12 novos satélites naturais. O processo para confirmar que eram realmente luas levou cerca de um ano.

Quais os planetas com mais luas do Sistema Solar?

A Nasa define as luas como corpos celestes que “orbitam planetas e asteroides”, podendo ter várias formas, tamanhos e tipos. Ainda segundo a agência espacial norte-americana, a quantidade desses corpos por planetas é a seguinte:

• Júpiter: 92 luas
  • Saturno: 83 luas
  • Urano: 27 luas
  • Netuno: 14 luas
  • Marte: 2 luas
  • Terra: 1 lua
  •  Vênus: não possui lua
  •  Mercúrio: não possui lua

Os astrônomo seguem pesquisando as novas luas de Júpiter para confirmar de que material elas são formadas.