Qual é a origem da história dos Reis Magos

O trio de personagens é lembrado anualmente todo dia 6 de janeiro e tem papel importante dentro das crenças do cristianismo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de jan. de 2023 15:21 BRT
Um mosaico dos Magos na igreja de Sant'Apollinare Nuovo.

Um mosaico dos Magos na igreja de Sant'Apollinare Nuovo.

Foto de James L. Stanfield VICTOR BOSWELL, LARRY KINNEY

Os Reis Magos são figuras que fazem parte da crença católica e se tornaram relevantes durante o nascimento de Jesus, de acordo com o que é contado pela bíblia cristã. 

A Enciclopédia Católica apresenta duas teorias sobre a origem e a existências dos Reis Magos, que são lembrados anualmente no dia 6 de janeiro, data importante dentro do cristianismo. Segundo o site de consulta religiosa, os católicos apontam que a existência dos Reis Magos se trata de uma narrativa factual, baseada em manuscritos. 

Na Bíblia, o trio de reis é narrado em Evangelhos como o de Mateus e o Apócrifo Armeno da Infância. Os escritos do Evangelho Apócrifo descrevem no capítulo 5, versículo 10, que “os reis magos eram três irmãos: Melquior, que reinava sobre os persianos; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes”.

Já uma teoria de corrente racionalista, a qual acredita que os relatos sobre os reis magos é algo ficcional, se firma em explicar a origem da palavra “mago”, que vem do grego “magoi”. De acordo com a Enciclopédia Católica, o historiador grego Heródoto indicava os magos como provenientes da Pérsia, e com forte influência religiosa. 

Quando se celebra o Dia de Reis

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) define o Dia dos Reis Magos como a festa da Epifania do Senhor, celebrada no dia 6 de janeiro. A Enciclopédia Católica lembra que a Epifania se trata do dia em que o trio de reis chegou a Belém, para visitar Jesus, exatos 13 dias após o nascimento dele. 

No Brasil, a comemoração segue tradições e particularidades de cada região do país, com comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças. A celebração está presente em diversas partes, sendo mais comemorada – de acordo com a CNBB – nos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, na Bahia, em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Goiás.

Na América Latina e na Espanha, a comemoração do Dia de Reis é diferente, de acordo com a Enciclopédia Católica. As crianças têm o costume de escrever cartas ao trio de magos e o dia 6 é considerado o momento adequado para distribuir presentes – algo que acabou se perdendo na tradição, já que a troca de lembranças se tornou mais comum no dia 25 de dezembro. 

Na tarde anterior, ou seja, em dia 5 de janeiro, as cidades espanholas realizam as “cavalgadas de Reis”, em que doces são atirados nas ruas desde carros alegóricos e devem ser dados à crianças.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

História
Qual é a origem do Natal segundo a História
História
O que é otaku? Saiba o significado e a origem desta cultura
História
O que é canibalismo?
Cultura
Líderes e ativistas muçulmanos enfrentam oposição às vacinas contra a covid-19
História
Como o uso excessivo de celular afeta o cérebro?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados