O que é um eclipse penumbral? Fenômeno ocorre no eclipse lunar de maio

O eclipse lunar de 5 de maio só será observado em partes da África, Ásia e Austrália.

Lua cheia sobre a costa da Colúmbia Britânica, Canadá.

Foto de Paul Nicklen
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de mai. de 2023, 14:52 BRT

No dia 5 de maio, será possível observar de algumas partes do mundo mais um eclipse lunar. Desta vez, ocorrerá o fenômeno chamado eclipse penumbral, que, segundo a Nasa, não é de fácil percepção.

O que é um eclipse lunar penumbral?

De quatro a sete vezes por ano, a Terra, Lua e Sol se alinham perfeitamente para criar o show de sombras em escala cósmica conhecido como eclipse. Segundo explica a Nasa, os eclipses lunares ocorrem na fase da Lua Cheia, quando a Terra se posiciona precisamente entre a Lua e o Sol, e a sombra do planeta cobre a superfície do satélite.

Entre os tipos possíveis de eclipses lunares está o penumbral. Nesse caso, a Lua passa pela penumbra da Terra, ou seja, a parte externa e fraca da sombra gerada pelo planeta. Durante a passagem, a Lua escurece tão ligeiramente que pode ser difícil de perceber.

Qual a diferença entre um eclipse penumbral e um eclipse de sangue?

Diferente do penumbral, o eclipse de sangue, como é conhecido o eclipse lunar total, é mais evidente. De acordo com a agência espacial norte-americana, esse fenômeno ocorre quando a Lua se move para a parte interna da sombra da Terra, ou a umbra, cobrindo o satélite totalmente.

Nesse momento, parte da luz solar que passa pela atmosfera da Terra atinge a superfície da Lua, iluminando-a fracamente e deixando-a com uma coloração vermelho-alaranjada. Por conta da cor, o eclipse também pode ser chamado de Lua de Sangue

próximo eclipse lunar total, segundo a Nasa, só acontecerá em março de 2025.

Como ver o eclipse lunar de maio?

O eclipse lunar de maio, infelizmente, não poderá ser observado desde as Américas, sendo visível apenas do outro lado do planeta. Sua fase penumbral acontece na noite de 5 de maio e será visível em partes da África, Ásia e Austrália, diz a agência espacial norte-americana.

Segundo a Nasa, o próximo eclipse penumbral que será visível desde o continente americano ocorrerá em março de 2024.