O que é um eclipse híbrido e como observá-lo?

O próximo fenômeno do tipo acontece na madrugada do dia 20 de abril. O eclipse será visível desde parte do Pacífico e do Oceano Índico.

Combinação de várias imagens do eclipse de Pasachoff/Carter com uma imagem SWAP sobreposta na silhueta lunar e outra imagem coronagráfica LASCO da coroa externa.

Foto de Jay M. Pasachoff
Publicado 17 de abr. de 2023, 10:45 BRT

Em 20 de abril, partes das regiões do Pacífico e do Oceano Índico experimentarão um tipo raro de evento chamado eclipse solar híbrido. De acordo com a Nasa, o fenômeno é caracterizado pela transição entre dois tipos de eclipse solar – o anular e o total – à medida que a sombra da Lua se move pelo globo.

Com isso, em alguns lugares, é possível ver a Lua cobrir completamente o Sol, enquanto em outras localizações pode-se observar um anel de luz ao redor da borda de nosso satélite natural.

Os eclipses híbridos acontecem devido ao fato de a Terra ser curva e a sombra da Lua ter diferentes regiões, diz a agência espacial estadunidense. Essas regiões são divididas, principalmente, entre uma central mais escura, conhecida como umbra, e uma região externa mais clara, a penumbra.

Os eclipses híbridos ocorrem quando a Lua está o mais longe possível da Terra em sua órbita elíptica, em seu apogeu, mas a umbra ainda encontra a superfície do planeta.

Também de acordo com a Nasa, esses eclipses são bastante raros, ocorrendo apenas algumas vezes a cada século. Um deles enfeitará os céus da Terra neste mês.

Como observar o eclipse solar híbrido de abril?

Embora não seja observável desde as Américas, o eclipse híbrido será visível do oeste da Austrália, Timor Leste e leste da Indonésia. De acordo com a plataforma In the Sky, que serve como um guia global do céu noturno, o fenômeno começa na noite do dia 19 – por volta das 22h36 no Brasil e Argentina, às 21h36 no Chile e às 19h36 no México – e durará por pouco mais de cinco horas.

Para os observadores do céu que estão na região em que o eclipse será visível, alguns terão a oportunidade de ver um eclipse solar total, enquanto outros verão um eclipse anular, em que a posição da Lua faz com que a luz do Sol forme um “anel de fogo”. Outros ainda testemunharão um eclipse solar parcial, com a Lua cobrindo apenas uma porção da estrela.

Depois do fenômeno do dia 20, o próximo eclipse solar híbrido acontecerá em 14 de novembro de 2031 e, em seguida, só voltará a se repetir em 2164.