Os 5 fatos que você não sabia sobre os asteroides

No Dia Internacional do Asteroide, conheça alguns fatos fascinantes sobre esses objetos do Sistema Solar.

Publicado 30 de jun. de 2023, 08:00 BRT
Três crateras parecem formar um boneco de neve no asteroide Vesta.

Foto de NASA

Os asteroides, às vezes chamados de planetas menores, são restos rochosos e sem ar que sobraram da formação inicial do Sistema Solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos, informa a Nasa. No Dia Internacional do Asteroide, celebrado em 30 de junho, saiba mais sobre esse corpo celeste.

1. Quantos asteroides existem

De acordo com a agência espacial norte-americana, mais de um milhão de asteroides são conhecidos atualmente. A maioria dos 1 298 194 asteroides é encontrada orbitando o Sol entre Marte e Júpiter, dentro do cinturão principal de asteroides.

2. Os asteroides são muitos, mas ocupam pouco espaço

Esses antigos detritos espaciais têm tamanhos diferentes. Desde Vesta, que mede 530 quilômetros de diâmetro e é o segundo corpo mais maciço do cinturão de asteroides, até corpos com menos de 10 metros de diâmetro. Se todos eles fossem um único corpo celeste, a massa total seria menor do que a lua da Terra, revela a Nasa.

(Talvez você se interesse por: O que é uma chuva de meteoros?)

3. Qual é a chance de um asteroide atingir a Terra?

De acordo com a Nasa, várias vezes por mês, pequenos asteroides com alguns metros de tamanho são detectados passando entre a Terra e a órbita da Lua. "Meteoroides, fragmentos muito pequenos de asteroides e cometas com menos de 1 metro de tamanho, colidem com a atmosfera da Terra e explodem quase todos os dias, gerando as estrelas cadentes que as pessoas veem à noite.

A maioria dos objetos próximos à Terra têm órbitas que não os aproximam muito da Terra e, portanto, não apresentam risco de impacto. Mas uma pequena fração deles, chamada de asteroides potencialmente perigosos, requer mais atenção, diz a Nasa. Esses objetos têm mais de 140 metros de tamanho e órbitas que os colocam a 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra ao redor do Sol.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, monitora continuamente todos os objetos próximos à Terra para avaliar qualquer risco de impacto. Entretanto, a administração aeroespacial esclarece que nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo de impacto com a Terra nos próximos 100 anos.

(Veja também: Como ocorre o fenômeno do alinhamento dos planetas?)

4. Qual foi o maior impacto de asteroide na Terra?

A Organização das Nações Unidas (ONU) informa que o maior impacto de asteroide na Terra registrado na história ocorreu em 30 de junho de 1908, na Sibéria, Rússia.

Naquele dia, o objeto de 37 metros de largura entrou na atmosfera da Terra e se fragmentou no céu, liberando energia equivalente a cerca de 185 bombas de Hiroshima. Fragmentos do asteroide caíram perto do rio Podkamennaya Tunguska, na Sibéria, segundo a Nasa. De acordo com a agência norte-americana, centenas de renas foram mortas e várias árvores foram derrubadas no impacto.

5. Dia dos asteroides

Para aumentar a conscientização pública sobre o perigo dos impactos de asteroides, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 6 de junho de 2016, o Dia Internacional do Asteroide. A data escolhida para o evento foi 30 de junho, data do impacto de Tunguska.