Uma imagem de Marte feita a partir de uma compilação de fotos capturadas pela espaçonave Viking ...

Marte tem diversas semelhanças com a Terra: descubra 4 curiosidades sobre o planeta

Nos últimos anos, o Planeta Vermelho tem sido objeto de grandes investigações espaciais que ajudaram a conhecê-lo mais e melhor. Alguns desses fatos mostram como Marte é parecida com a Terra.

Uma imagem de Marte feita a partir de uma compilação de fotos capturadas pela espaçonave Viking Orbiter 1, da Nasa.

Foto de NASA USGS
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de nov. de 2023, 14:43 BRT

Sistema Solar é composto por oito planetas, dos quais Marte é o quarto, contando a partir do Sol. Entre suas características dominantes é possível destacar que sua superfície é muito fria, e de cor avermelhadadesértica, como explica a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa).

Além disso, o chamado “Planeta Vermelho”, é um dos planetas mais próximos da Terra (juntamente com Vênus). A National Geographic reuniu uma série de curiosidades sobre Marte: saiba mais a seguir: 

1. Como é a superfície de Marte?

Esse planeta é pequeno e rochoso. Uma das semelhanças que ele compartilha com a Terra é sua superfície. Marte também tem calotas polares, diferentes estações climáticas, cânions e até vulcões – que estão inativos. 

Além disso, segundo afirma a Nasa, a atmosfera de Marte é composta de dióxido de carbono, argônio e nitrogênio, o que a torna rarefeita. Foram encontradas evidências no planeta de inundações, indicando que a água já existiu no local em sua forma líquida, mas atualmente ela se apresenta principalmente em terras congeladas e nuvens finas de vapor.

(Leia também: Água da Terra pode ser mais antiga que o Sol)

2. O tempo em Marte

No planeta vermelho, o tempo – contado em horas – é semelhante ao do planeta Terra, pois um dia em Marte equivale a 24,6 horas. Em contrapartida, já o tempo em dias é quase duas vezes maior do que o do nosso planeta, pois um ano marciano tem um total de 687 dias.

3. Os diferentes nomes de Marte 

O quarto planeta do Sistema Solar recebeu o nome de Marte pelos antigos romanos em homenagem ao seu Deus da Guerra, pois associavam a cor vermelha ao sangue. Por sua vez, os egípcios o chamavam de "Her Desher", que significa "O Vermelho".

Atualmente, Marte é chamado também de "Planeta Vermelho", pois os minerais de ferro que compõem a terra local oxidam fazendo com que a superfície marciana pareça ser vermelha e brilhante.

4. Marte tem duas luas

Fobos (a maior) e Deimos (a menor) são as duas luas de Marte. Elas não têm formato totalmente esférico porque possuem pouca massa para que a gravidade lhes dê esse formato. São assim chamadas em uma alusão às nomenclaturas dos cavalos que puxavam a carruagem de Ares, que era o Deus grego da guerra, em outra alusão à mitologia grega.

Das duas luas, Fobos é a interna e maior, e sua superfície é composta de crateras e sulcos. De acordo com a Nasa, Fobos está se dirigindo lentamente na direção de Marte e pode colidir ou se separar dentro de 50 milhões de anos.

Já Deimos é a lua menor, tem metade do tamanho de Fobos, mas sua órbita está mais distante do planeta. A sua superfície desta lua também tem crateras, só que elas geralmente são preenchidas pelo solo empoeirado, com terra solta, que cobre essa lua, informa a Nasa. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados