Qual é a diferença entre tempestade e temporal?

Este evento da natureza potencialmente destrutivo costuma acontecer derramando enorme quantidade de água no solo, acompanhado por ventos fortes e raios, muitos raios.

Registro de uma cortina de chuva que desce de nuvens típicas de tempestade, durante o pôr-do-sol, nas dunas no Sleeping Bear Dunes National Lakeshore, no Lago Michigan, Estados Unidos.
 

Foto de Keith Ladzinski
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de mar. de 2024, 16:51 BRT

As mudanças climáticas têm sido sentidas de diversas formas no planeta nos últimos anos, e se revelam na incidência cada vez maior de recordes de temperaturas e na ocorrência de desastres naturais, tais como inundaçõesdeslizamentos de terratempestades que com alto potencial destrutivo. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um órgão oficial do governo de Portugal para o clima, as tempestades ou temporais são “marcados por ventos com rajadas muito fortestrovoadas e precipitação intensa – geralmente de chuva, granizo ou de neve”. 

(Talvez você se interesse por: Como preparar nossas casas para as temperaturas extremas das mudanças climáticas? Veja a opinião de especialistas)

Existe diferença entre tempestade e temporal? 

O IPMA esclarece também que “não há diferenças significativas entre tempestade e temporal”. As suas palavras podem ser consideradas sinônimos, mas sempre se referem a um evento meteorológico imponente

Dados do site do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil explicam que as tempestades costumam ser recorrentes durante o verão – e em regiões tropicais e temperadas. A fonte ainda aponta que, “a qualquer instante, cerca de 2 mil tempestades (e não nos polos) estão ocorrendo ao redor do mundo”, uma média de 50 mil tempestades todos os dias. 

Nuvens de tempestade sobre os arranha-céus de Cingapura. A cada instante, cerca de cerca de 2 mil tempestades estão ocorrendo no mundo. 

Foto de Andrew Moore

Como se forma uma tempestade?  

Ainda de acordo com o órgão do governo brasileiro, o processo  formação das nuvens que dão origem às tempestades (ou temporais) depende de três fatores básicos: “umidade do aro grau de instabilidade vertical da atmosfera – o qual está relacionado à variação de temperatura com a altura –, e a existência de mecanismos dinâmicos, conhecidos como forçantesque empurram o ar para cima”.

A página esclarece “uma típica nuvem de tempestade contém algo em torno de meio milhão de toneladas de gotículas de águapartículas de gelo de diferentes tamanhos”. Cerca de 20% dessas gotas chegam ao solo como chuva. “O restante dessa água evapora ou fica na atmosfera sob a forma de nuvens”, detalha.

E não é à toa que os temporais são notados, majoritariamente, durante à tarde. Segundo o site do ministério brasileiro, a ocorrência mais frequente desses eventos meteorológicos se dá entre as 16h e 18h, em horário local, e a maioria das chamadas “tempestades severas” está associada a um “grande número de descargas atmosféricas”, esclarece a fonte.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados