Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
José Sarmento Matos
Dois dos três prédios principais do bairro da Jamaica, no Seixal. Em 2018, as pessoas que viviam no lote 10 foram realojadas, e o edifício foi demolido em 2019. Nos prédios que restam, vivem ainda à volta de 700 pessoas em condições bastante precárias.
À esquerda: Lulu posa para um retrato no café da Ivete. À direita: Cristiana Chaves, 55 anos, trata do cabelo da sua nora em frente à sua casa.
À esquerda: Adelaide Costa, 59 anos, posa para um retrato no seu café. À direita: Alda e Lurdes Pontes, mãe e filha, posam para um retrato.
À esquerda: Manuela Pedro, 35 anos. À direita: Roberto Cravid, o Kid Robinn, 22 anos, rapper nascido e criado no bairro da Jamaica.
À esquerda: Aurora, 30 anos, posa para um retrato na sua casa. À direita: Asmir, 22 anos, namorado da Aurora, retratado na sua cama.
Em pleno confinamento, Aurora Coxi, 30 anos, ajuda o seu filho mais velho, Diego, 12 anos, com os trabalhos de casa. Por baixo da manta, está o William, filho mais novo da Aurora que vê desenhos animados.
Telma Reis, 36 anos, abre a cortina da casa onde mora com os três filhos. Telma é natural de São Tomé e Príncipe e mudou-se para Portugal em 2018. Em 2020, devido à pandemia, perdeu o emprego que tinha num restaurante. Acabou por só encontrar trabalho seis meses depois, na construção civil. “Chorei muito durante este período, mas no dia seguinte levantava a cabeça e tentava encontrar uma solução. Luto por uma solução para mim, mas principalmente para os meus filhos."
Com a necessidade de isolamento social para conter o avanço do coronavírus, o conforto de um lar tornou-se mais importante do que nunca. Mas, até ao momento, a comunidade não obteve qualquer apoio para melhorar as suas condições de habitação.
Tiago, um ano, e Clemente, cinco, brincam na sala, enquanto atrás Analese, de nove, vê televisão. Os três são filhos de Telma Reis, 36 anos, natural de São Tomé e Príncipe.
Vista dos três prédios centrais do bairro da Jamaica.