Peregrinações podem ser a próxima tendência de viagem no pós-pandemia

Tradicionalmente religiosas, as rotas de peregrinação podem oferecer uma oportunidade de encontrar paz interior e reconexão com o mundo a tipos variados de viajantes.

Moradores de bairro autoconstruído em Portugal denunciam vida precária na pandemia

Com a colaboração da comunidade, o fotógrafo português José Sarmento Matos documentou a vida dos imigrantes e descendentes africanos e ciganos étnicos que vivem no Jamaica, na zona metropolitana de Lisboa.

Veja por que todos estão indo para Portugal neste momento

Cidades com variações de altitude, praias ensolaradas, moradores simpáticos ... sem falar do maravilhoso vinho do porto. Tudo é iluminado em Portugal.

Fotos: Veja por que todos estão indo para Portugal neste momento

DNA surpreendente encontrado em povos primitivos da Europa Meridional

Um estudo de 8 mil anos de dados genéticos da Espanha e de Portugal gera um panorama surpreendentemente complexo da ascendência de seus habitantes.

"Peixes-diabo" gravados pela primeira vez se acasalando

Pela primeira vez, um casal de peixes-diabo... foi filmado se acasalando na natureza. Esta espécie é um peixe-diabo fanfin – Caulophyne jordani. Pouca gente já viu um. Mas as imagens mostram, na verdade, dois peixes. O maior é uma fêmea. Seus espinhos longos ajudam a sentir a presa que se aproxima. Quando um pequeno macho encontra uma parceira, ele morde e fica grudado – como um parasita. Os tecidos dos dois se fundem. O macho perde boa parte de seu corpo. Ele agora recebe nutrientes do sangue da fêmea... e estará preparado na hora da desova. Ninguém tinha visto um casal vivo. Kirsten e Joachim Jakobsen fizeram a descoberta... enquanto pesquisavam sobre a biodiversidade marinha dos Açores, uma cadeia de ilhas vulcânicas portuguesas no meio do Atlântico. Este achado raro prova que precisamos conhecer mais o oceano profundo.