O que é o Teorema de Pitágoras?
A lei universal para essa equação matemática foi determinada por Pitágoras por volta de 500 a.C.
Visão diurna do telescópio solar mais poderoso do mundo. Observatório Nacional de Kitt Peak, Arizona (EUA). Teorema de Pitágoras é muito utilizado na construção civil.
A soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, ou a²=b²+c². É o que determina o teorema demonstrado por Pitágoras (569 a. C. – 475 a. C.), matemático e filósofo grego.
Na matemática, a equação serve para medir os lados de um triângulo retângulo (em que o maior ângulo interno é reto, ou seja, de 90º) em que os lados menores da forma geométrica são chamados de catetos e, o maior – sempre oposto ao ângulo reto – é a hipotenusa. Essa regra tem grande relevância para a matemática e influenciou uma série de outros avanços da humanidade.
História do Teorema de Pitágoras
Apesar do nome, a relação matemática dos lados do triângulo retângulo não foi uma descoberta exclusiva de Pitágoras.
De acordo com o projeto “Derivando a Matemática”, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os indícios mostram que o filósofo desenvolveu e demonstrou matematicamente o teorema por volta de 500 a.C. Entretanto, indianos, egípcios e babilônios já usavam essa característica dos triângulos retângulos há pelo menos mil anos.
Uma das provas, segundo a iniciativa da Unicamp, é uma tábua da Babilônia conhecida por Plimpton 322, datada de 1800 a.C e mantida na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. No artefato, estão gravados centenas de números alinhados de três em três, e que estão relacionados de forma que o quadrado de um deles é sempre a soma dos quadrados dos outros dois (a²=b²+c²).
O matemático grego, entretanto, foi o primeiro a formular uma lei universal para essa relação.
Para que serve o Teorema de Pitágoras
Na escola, as aplicações do teorema geralmente envolvem problemas com triângulos retângulos em que se deseja encontrar a medida de um de seus lados. No entanto, a matemática tem diversas utilidades no dia a dia.
Com o Teorema de Pitágoras é possível calcular distâncias, dimensões de móveis ou áreas. Hoje em dia, a equação é usada principalmente na engenharia, química, física e até na construção civil.
Ele pode ser usado, por exemplo, para calcular a quantidade correta de material necessário para uma construção e evitar falta ou desperdício de produtos.