O que é o Teorema de Pitágoras?

A lei universal para essa equação matemática foi determinada por Pitágoras por volta de 500 a.C.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de nov. de 2022, 15:04 BRT

Visão diurna do telescópio solar mais poderoso do mundo. Observatório Nacional de Kitt Peak, Arizona (EUA). Teorema de Pitágoras é muito utilizado na construção civil.

Foto de Robert Sisson

A soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, ou a²=b²+c². É o que determina o teorema demonstrado por Pitágoras (569 a. C. – 475 a. C.), matemático e filósofo grego

Na matemática, a equação serve para medir os lados de um triângulo retângulo (em que o maior ângulo interno é reto, ou seja, de 90º) em que os lados menores da forma geométrica são chamados de catetos e, o maior – sempre oposto ao ângulo reto – é a hipotenusa. Essa regra tem grande relevância para a matemática e influenciou uma série de outros avanços da humanidade. 

História do Teorema de Pitágoras

Apesar do nome, a relação matemática dos lados do triângulo retângulo não foi uma descoberta exclusiva de Pitágoras. 

De acordo com o projeto “Derivando a Matemática”, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os indícios mostram que o filósofo desenvolveu e demonstrou matematicamente o teorema por volta de 500 a.C. Entretanto, indianos, egípcios e babilônios já usavam essa característica dos triângulos retângulos há pelo menos mil anos. 

Uma das provas, segundo a iniciativa da Unicamp, é uma tábua da Babilônia conhecida por Plimpton 322, datada de 1800 a.C e mantida na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. No artefato, estão gravados centenas de números alinhados de três em três, e que estão relacionados de forma que o quadrado de um deles é sempre a soma dos quadrados dos outros dois (a²=b²+c²). 

O matemático grego, entretanto, foi o primeiro a formular uma lei universal para essa relação. 

Para que serve o Teorema de Pitágoras

Na escola, as aplicações do teorema geralmente envolvem problemas com triângulos retângulos em que se deseja encontrar a medida de um de seus lados. No entanto, a matemática tem diversas utilidades no dia a dia. 

Com o Teorema de Pitágoras é possível calcular distâncias, dimensões de móveis ou áreas. Hoje em dia, a equação é usada principalmente na engenharia, química, física e até na construção civil. 

Ele pode ser usado, por exemplo, para calcular a quantidade correta de material necessário para uma construção e evitar falta ou desperdício de produtos. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados