Quais são as correntes filosóficas mais importantes
O Templo de Hera 2ª é um dos templos gregos mais bem preservados. Campânia, Itália.
Além de ser uma disciplina, ou seja, um ramo de conhecimento, a filosofia também é uma prática cotidiana que pode transformar sociedades e estimular o diálogo entre culturas, como bem explica a Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Por isso mesmo, ao longo da história da humanidade surgiram diferentes correntes de pensamento filosófico, cada uma focada em pontos distintos da existência humana. Para determinar quais delas estão entre as mais importantes, a National Geographic consultou especialistas em filosofia para explicar melhor como surgem essas vertentes.
(Você pode se interessar por: Dia Mundial da Filosofia: descubra 5 filósofos essenciais que você precisa conhecer)
O que é uma corrente filosófica?
Segundo o mexicano Alejandro Cavallazzi Sánchez, doutor em Filosofia, professor, pesquisador e diretor do projeto Estamos Filosofando (projeto que oferece aulas sobre o tema através de sites e redes sociais), uma corrente filosófica é um conjunto de ideias e teorias que compartilham princípios básicos sobre um aspecto do conhecimento, do mundo ou do homem.
"Às vezes, esses movimentos de pensamento também estão associados a uma temporalidade ou geografia específica, e podem ter representantes relacionados entre si devido a interesses intelectuais em comum", completa Francisco de Jesús Ángeles Cerón, que também é doutor em Filosofia, além de professor da Universidade Autônoma de Querétaro, no México, e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México.
É difícil precisar, especificamente, o número de correntes filosóficas que surgiram como consequência do fato de que cada escola de pensamento pode ter variantes que se ramificam de seus conceitos básicos comuns, acrescenta Ángeles Cerón. Mas é possível determinar algumas das mais importantes.
Grades nas aberturas das cavernas, supostamente a prisão de Sócrates. Atenas, Grécia. (1915)
Quais são as correntes filosóficas mais importantes?
“Por mais diversas que sejam entre si, as correntes filosóficas têm em comum o fato de identificarem um interesse central em sua tentativa de compreender a realidade, e fazerem dele a pergunta principal em torno da qual agrupam os demais interesses ou problemas que tentam resolver gradualmente – e aos quais procuram responder”, explica Cerón.
Segundo o especialista, é possível fazer um relato cronológico desde a antiguidade até a atualidade, e reconhecer em cada época várias correntes que tiveram um momento dominante na diversidade do pensamento.
Assim, Cerón destaca os mais importantes de acordo com a época em que foram desenvolvidos. Da Antiguidade, ele nomeia platonismo, aristotelismo, ceticismo, epicurismo, estoicismo e ecletismo.
Já da Idade Média, o filósofo mexicano elenca as filosofias patrística e escolástica como importantes; na modernidade cita o racionalismo, o empirismo e o idealismo. Por fim, da época contemporânea, destaca a presença do empirismo lógico, da fenomenologia, do existencialismo e da hermenêutica.
Da mesma forma, cada campo da filosofia tem diversas correntes, esclarece o professor Alejandro Cavallazzi Sánchez. Neste sentido e em coincidência com Ángeles Cerón, ele destaca quando o foco é a epistemologia (ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento científico), por exemplo, correntes como o racionalismo, o empirismo e o idealismo. E no caso dos estudos sobre ética, o eudemonismo, a deontologia e o utilitarismo.