Por que a Grande Muralha da China foi construída?

A enorme edificação conta com trechos de mais de 3 mil anos de idade e é um dos principais pontos turísticos do país asiático.

A Grande Muralha da China.

Foto de GETTY IMAGES INC
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de abr. de 2023, 13:27 BRT

Grande Muralha da China é um extenso baluarte que representa um dos maiores projetos de construção já realizados, segundo a Enciclopédia Britannica, uma plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido. Ainda que grandes partes da construção estejam em ruínas ou tenham desaparecido completamente, a Grande Muralha ainda é uma das estruturas mais notáveis ​​da Terra, sendo tombada como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987.

O baluarte estende-se de leste a oeste do Mar de Bohai, na costa nordeste da China, até um ponto profundo na Ásia Central, e geralmente traça as cristas de colinas e montanhas enquanto serpenteia pelo interior da China. 

Cerca de um quarto de seu comprimento consiste apenas em barreiras naturais, como rios e cumes de montanhas. A série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais constituem o resto, o equivalente a cerca de 70% da muralha.   

Pintura de escravos construindo a Grande Muralha da China.

Arte de HSIEN-MIN YANG

Para que serve a Grande Muralha da China 

Segundo a Enciclopédia, historicamente a Grande Muralha foi construída para fortalecer a fronteira norte da China. Desde então, tem sido palco de múltiplas batalhas e conflitos entre os chineses e outros povos, incluindo os nômades Xiongnu durante a dinastia Qin (221 a.C - 206 a.C), os Quitais, que dominavam a região da Manchúria, durante a dinastia Song (960 - 1279) e os Mongóis durante a dinastia Ming (1368 - 1644).

A Grande Muralha desenvolveu-se a partir das fortificações e castelos de fronteira díspares de reinos chineses individuais, conta a Britannica. Grandes partes do sistema de fortificação datam dos séculos 7 ao 4 a.C. A Enciclopédia também diz que historiadores acreditam que as primeiras seções da Grande Muralha foram construídas há mais de 3 mil anos. 

Mas foi no século 3º a.C. que Qin Shihuang, o primeiro imperador de uma China unida sob a dinastia Qin, conectou várias dessas fortalezas defensivas existentes em um único sistema. Antes disso, segundo a Enciclopédia, os reinos que compunham a China estavam tão preocupados com a ameaça de seus vizinhos quanto com invasões ou ataques de povos bárbaros.

A Grande Muralha da China já chegou a mais de 20 mil quilômetros de edificações. Atualmente, ela tem mais valor turístico do que militar, recebendo em torno de 10 milhões de turistas anualmente, segundo a recepção turística da Grande Muralha de Badaling, trecho mais visitado do monumento, localizado próximo a Pequim.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados