O que é comemorado no Pentecostes e qual a origem da celebração religiosa

Em 2023, a data cristã é comemorada em 28 de maio. Confira o significado da cerimônia.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de mai. de 2023, 10:10 BRT

Nas igrejas católicas, os sacerdotes geralmente usam vestes vermelhas e o altar é adornado com um pano com a mesma cor durante o Pentecostes para simbolizar as "línguas de fogo" que desceram sobre os discípulos do Espírito Santo.

Na foto: Igreja realiza vigília à luz de velas na noite anterior ao Domingo de Páscoa, Foley, Alabama, EUA (2021).

Foto de Natalie Keyssar

No domingo, dia 28 de maio de 2023, é comemorado o Pentecostes, uma celebração religiosa de grande significado para os cristãos ao redor do mundo. Segundo informações da Enciclopédia Britannica, uma plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação, para os cristãos essa data marca a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus, conforme relatado no Novo Testamento da Bíblia.

O Pentecostes tem suas raízes no judaísmo, sendo originalmente conhecido como a celebração judaica de Shavuot, que ocorre sete semanas após a Páscoa. De acordo com a Britannica, a festa judaica, inicialmente, era uma cerimônia de agradecimento pelos primeiros frutos da colheita do trigo. Mas, com o tempo, passou a estar associada à lembrança da Lei dada por Deus a Moisés no Monte Sinai, conhecida como os Dez Mandamentos. 

No entanto, para os cristãos, o significado do Pentecostes se ampliou após a ressurreição de Jesus. De acordo com a narrativa bíblica, durante o Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo. Esse evento marcou o início da missão dos discípulos de espalhar a mensagem de Jesus pelo mundo.

Segundo a Enciclopédia Britannica, a transformação da festa judaica em um festival cristão pela Igreja foi relacionada à crença de que o dom do Espírito Santo aos seguidores de Jesus significava uma nova incumbência de Deus, assim como as Leis que foram entregues antigamente. 

Celebração do Pentecostes

Ainda segundo a Britannica, não se sabe ao certo quando a festa foi comemorada pela primeira vez pela Igreja Católica. Uma das primeiras menções ao Pentecostes cristão data do século 2, presente na Epístola dos Apóstolos, uma obra dos apócrifos do Novo Testamento

Na igreja primitiva, os cristãos frequentemente se referiam ao período de 50 dias a partir da Páscoa como Pentecostes, usando o período para celebrações de batismo. 

Atualmente, o Pentecostes é celebrado por diversas denominações cristãs, sendo um feriado de grande importância para aqueles que acreditam em Cristo. Além de continuar com os batismos, as celebrações podem variar, incluindo orações e liturgias especiais, diz a Britannica

Além disso, nas igrejas católicas, os padres frequentemente vestem paramentos vermelhos e o altar é adornado com um pano frontal vermelho durante o Pentecostes para simbolizar as "línguas de fogo" que desceram sobre os discípulos do Espírito Santo, informa a enciclopédia. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados