Onde nasceu a tradição dos ovos de Páscoa?

Este feriado cristão de 2000 anos comemora a ressurreição de Jesus Cristo, mas algumas de suas tradições modernas têm origens pagãs, como símbolos de uma nova vida.

Por Erin Blakemore
Publicado 7 de abr. de 2023, 12:42 BRT, Atualizado 21 de mar. de 2024, 11:00 BRT
easter-explainer-442703

A Páscoa ocorre no final da Semana Santa, quando os cristãos lembram a perseguição, a crucificação e a morte de Jesus Cristo. Nesta imagem, uma multidão carrega uma cruz para celebrar a Sexta-feira Santa em Porto Príncipe, no Haiti.

Foto de James P. Blair Nat Geo Image Collection

Coelhinhos e ovos de chocolate. Buquê de lírios e narcisos. Para muitos, a Páscoa funciona como o início não oficial da primavera (Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul), mas para os cristãos de todo o mundo, o feriado é a celebração mais importante do ano.

Enraizada em mais de 2 mil anos de rituais e costumes, a Páscoa cristã comemora o evento central da igreja cristã: a ressurreição de Jesus Cristo, que o cristianismo vê como o cumprimento da profecia bíblica de um messias ressuscitando dos mortos e dando vida eterna no céu a seus crentes. A festa acontece no final da Quaresma, uma estação de 40 dias de jejum e arrependimento que começa na Quarta-feira de Cinzas e culmina com a Semana Santa e a lembrança dos eventos bíblicos em torno da perseguição, crucificação e morte de Jesus. A Semana Santa inclui o Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa ou de Ressurreição.

O significado da Páscoa

O Novo Testamento da Bíblia conta a história da morte e ressurreição de Jesus. Milagrosamente concebido e profetizado como filho de Deus e rei dos judeus, Jesus de Nazaré tornou-se popular como milagreiro e defensor dos pobres e marginalizados, e ganhou muitos seguidores e discípulos dedicados.

Mas a popularidade de Jesus também o colocou contra as autoridades romanas e contra os adeptos da linha dura religiosa judaica, que se opunham a suas proclamações e ministério. Esta animosidade começa a tomar forma quando Jesus faz uma entrada triunfal na cidade de Jerusalém, onde é saudado por uma multidão de acólitos que colocam ramos de palmeira à sua frente (Domingo de Ramos). 

Como diz a história bíblica, durante uma refeição com seus discípulos, mais tarde conhecida como a Última Ceia, Jesus prevê que um de seus seguidores o trairá e convida seus discípulos a comer pão e beber vinho em sua memória. Após a ceia, Jesus é preso. É revelado que Judas Iscariotes, um de seus discípulos, havia decidido entregar Jesus aos sumos sacerdotes judeus da cidade em troca de 30 moedas de prata. Esse dia passa a ser conhecido como Quinta-feira Santa.

Jesus é julgado e espancado. Vendo que a multidão se voltou contra ele, Pôncio Pilatos, o governador provincial romano, concorda em matá-lo. Jesus é então crucificado (pregado vivo em uma cruz); uma pena de morte reservada para os criminosos comuns. Ele morre e é enterrado (na Sexta-feira Santa) em um túmulo onde seu corpo repousa todo o dia seguinte (Sábado de Aleluia).

Mas quando seus enlutados retornam ao túmulo no domingo, ele está vazio. Jesus ressuscitou. A Páscoa ou Domingo de Páscoa é celebrada nesse dia.

Como se celebra a Páscoa e por que há ovos e coelhinhos

Dentro do cristianismo, os fiéis celebram a Páscoa de várias maneiras, incluindo os cultos ao nascer do sol, praticado pelos protestantes, e a Vigília Pascal, uma antiga liturgia e rito batismal celebrado pelos católicos na noite do Sábado Santo. Membros da Igreja Ortodoxa celebram a Páscoa, mas 13 dias mais tarde que outros cristãos, pois sua religião é baseada no calendário juliano, e não no calendário gregoriano usado internacionalmente.

mais populares

    veja mais

    A Páscoa cristã ou Domingo de Páscoa também marca o fim da Quaresma, um período de 40 dias de penitência, jejum e reflexão que começa na Quarta-feira de Cinzas, que por sua vez marca o fim do carnaval.

    (Artigo relacionado: Qual a origem do carnaval?)

    Ao longo dos anos, a Páscoa se fundiu com as celebrações da primavera pagã no Hemisfério Norte. As tradições populares incluem a visita do coelhinho da Páscoa, um símbolo popular da primavera que carrega ovos simbolizando uma nova vida. Uma teoria sustenta que a tradição teve origem na Alemanha, mas os especialistas ainda não chegaram a uma conclusão sobre isso. 

    De qualquer forma, coletar ovos de Páscoa, decorá-los e comer doces são uma parte importante do moderno feriado da Páscoa celebrado no mundo inteiro.

    Nos Estados Unidos, vestir-se de forma elegante também faz parte do feriado. Durante as décadas de 1870 e 1880, conforme a Páscoa se tornava comercializada, as vitrines estadunidenses começaram a refletir uma decoração cada vez mais elaborada. Como resultado, a moda da Páscoa (com seus chapéus vistosos) tornou-se popular entre as mulheres estadunidenses, dando origem aos "desfiles de Páscoa" anuais, nos quais a elite bem vestida das cidades desfilava em público.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados