Quem foi Frida Kahlo e por que ela é tão famosa?

A artista mexicana começou a pintar após um acidente de carro e se tornou uma figura emblemática em todo o mundo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de mai. de 2023, 13:25 BRT

Camiseta de Frida Kahlo em uma loja no Rio de Janeiro, Brasil. A artista é um ícone em todo o mundo.

Foto de John Stanmeyer

Magdalena del Carmen Frida Kahlo Calderón nasceu na Cidade do México em 6 de julho de 1907 e se destacou na história por suas obras de arte e por sua personalidade intransigente e cores vibrantes, afirma a Enciclopédia Britannica, plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação. 

A vida da artista foi marcada pela dor física. Em 1913, ela contraiu poliomielite e, em 1925, sofreu um grave acidente de ônibus, de acordo com informações do Conselho Nacional para o Desenvolvimento e Inclusão das Pessoas com Deficiência do México.

Esse acidente foi decisivo para sua carreira. Um bonde colidiu com o ônibus em que ela estava e, como resultado do impacto, ela teve a pelve perfurada e sofreu várias fraturas: na coluna vertebral, clavícula, várias costelas e uma perna.

Consequentemente, ela ficou incapacitada de fazer muitos movimentos e teve que permanecer imóvel em sua cama para se recuperar. Esse período de repouso a inspirou a pintar: usando um espelho, ela começou a fazer autorretratos.

Como resultado de sua atividade, ela conheceu outros artistas, entre eles Diego Rivera, com quem se casou em 1929. Eles viveram juntos na casa dos pais de Kahlo, agora conhecida como a Casa Azul, onde funciona o Museu Frida Kahlo desde 1958.

Por que a obra de Frida Kahlo ficou marcada na história?

De acordo com a Secretaria de Educação Pública do México, Kahlo lutou, por meio de seu trabalho e vida cotidiana, para resgatar as raízes da arte popular mexicana.

O órgão mexicano informa que a pintura de Frida vai desde autorretratos até naturezas-mortas; de quadros nacionalistas a telas realistas em que ela testemunha sua condição feminina.

Ela é considerada uma artista surrealista, embora Kahlo insistisse que não pintava seus sonhos, mas sua realidade.

Entre as obras da artista, a secretaria mexicana destaca: Las dos Fridas, Viva la Vida, Unos cuantos piquetitos, Diego en mi pensamiento, El accidente, Autorretrato con traje de terciopelo, Autorretrato en la frontera entre México y Estados Unidos, Diego y yoMi nacimiento.

Kahlo também foi professora na Escola Nacional de Pintura e Escultura La Esmeralda, na Cidade do México. Como artista, realizou exposições em várias partes do mundo e recebeu o Prêmio Nacional de Pintura do México.

Ela faleceu em 13 de julho de 1954, aos 47 anos, e seu corpo foi velado no Palácio de Belas Artes mexicano.

De acordo com um artigo da Secretaria de Cultura do México, a artista "se tornou uma figura midiática e um emblema reivindicado por diversos movimentos sociais – como o da diversidade sexual, o feminismo e o das pessoas com deficiência – não apenas por seu trabalho artístico, mas também por sua vida intensa, obra e defesa de seus ideais."

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados