O que é a poliomielite?
Uma menina que sofre de poliomielite em Karachi, Paquistão.
A poliomielite, comumente chamada de pólio, é uma doença causada pelo poliovírus, um vírus que habita o intestino humano. Altamente contagiosa, a doença foi controlada de forma eficaz com o uso de vacinas, sendo declarada como erradicada nas Américas em 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
(Você pode se interessar por: O que são os vírus e o que eles causam?)
Uma mulher que sofre de poliomielite avançada rasteja entre as casas na aldeia de Meliandou, na Guiné. Acesso aos cuidados de saúde na aldeia inexistente.
Quais os sintomas da poliomielite
A pólio, de acordo com a OMS, afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade. Entretanto, a maior parte das infecções apresenta sintomas leves, parecidos com outras enfermidades virais, como a gripe. Alguns deles são náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia.
A preocupação maior com a doença, no entanto, é que ela pode também destruir partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou nos braços. Segundo a Organização, isso ocorre em 1 em cada 200 casos de pólio (1% dos infectados).
Quando a pólio se desenvolve para uma paralisia, o infectado pode ter sequelas de mobilidade permanentes e insuficiência respiratória. Em alguns casos, aproximadamente de 5% a 10%, a paralisia pode levar à morte quando afeta os músculos respiratórios.
(Leia também: Você sabe como uma vacina funciona?)
Como a pólio é transmitida
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição brasileira de ciência, tecnologia e pesquisa em saúde ligada ao Ministério da Saúde do Brasil, a alta taxa de contágio da doença se dá pela sua fácil transmissão.
Uma pessoa pode transmitir o poliovírus diretamente para a outra através do contato fecal-oral, ou seja, da boca com material contaminado com fezes que contenham o vírus.