Remédio inusitado: erro de tradução provocou mania de comer múmias

Devido a uma série de mal-entendidos e erros de tradução, os europeus medievais acreditavam que o consumo de corpos embalsamados poderia curá-los de doenças.

Por Erin Blakemore
Publicado 3 de mai. de 2023, 10:14 BRT

Arqueólogos observam o desembrulhar da múmia de Ta-Uza-Ra, sacerdotisa de Amon, nesta pintura a óleo do final do século 19 do artista francês Paul Philippoteaux. A egiptomania reinou durante a era vitoriana, de modo que as festas de desembrulhar múmias eram um passatempo popular.

Foto de Painting by Paul Dominique Philippoteaux via Wikimedia Commons

Está se sentindo mal? Na Europa do século 15, o remédio para dor de cabeça, doença estomacal ou câncer poderia ser uma múmia egípcia.

Durante séculos, os corpos embalsamados foram apreciados em todo o continente, não por seu valor histórico, mas por seus supostos benefícios médicos. Neste artigo, a National Geographic revela o motivo surpreendente pelo qual as pessoas desejavam e comiam múmias.

Como as pessoas começaram a comer múmias?

A prática de consumir partes de múmias egípcias antigas e, posteriormente, cadáveres embalsamados de todos os tipos, começou no século 11. De acordo com o historiador Karl Dannenfelt, tudo começou como resultado de uma série de erros de tradução e mal-entendidos.

A história sangrenta gira em torno de uma palavra: mumia. Valorizada por suas qualidades curativas, a mumia era uma substância encontrada na encosta de uma montanha persa, onde se infiltrava no asfalto de rocha negra. Batizada com o nome da palavra local para cera, "mum", a substância era usada para diversos fins médicos e ganhou reputação no mundo árabe como cara, preciosa e eficaz.

Mas quando os europeus ocidentais começaram a aprender sobre o mundo islâmico e a traduzir seus textos, um único erro de tradução levou a uma confusão generalizada sobre o significado de mumia. Conforme relata Dannenfelt, vários tradutores dos séculos 11 e 12 identificaram erroneamente a mumia como uma substância liberada de corpos preservados em tumbas egípcias.

Parte da confusão se deveu à semelhança da palavra mumia com a palavra múmia, e também ao fato de que algumas múmias egípcias antigas eram embalsamadas com asfalto. Atualmente, os cientistas sabem que apenas algumas múmias foram feitas por esse processo. Mas os europeus ocidentais, fascinados pelas antigas descobertas no Egito, adotaram o conceito e a mumia passou a ser associada a corpos embalsamados em vez do precioso asfalto de rocha negra de uma montanha persa.

Canibalismo médico

A má tradução e o mal-entendido médico agora se combinavam com outra crença falaciosa, mas antiga: a de que o corpo humano continha propriedades que poderiam curar outros seres humanos.

Por gerações, os seres humanos praticaram o que hoje é conhecido como canibalismo médico, em uma tentativa de melhorar sua saúde. Desde a crença de que o sangue dos gladiadores poderia curar a epilepsia até o uso de gordura humana em remédios caseiros, a prática era muito difundida na Europa Ocidental medieval. Com o advento da múmia, os médicos acreditavam ter encontrado uma nova fonte de produtos curativos feitos a partir do corpo humano.

A múmia foi receitada para tudo, de dores de cabeça a ataques cardíacos. De repente, as pessoas estavam saqueando tumbas egípcias não apenas por joias ou cerâmicas, mas pelos corpos que continham, e vendedores astutos começaram a coletar e vender múmias.  

A demanda rapidamente superou a oferta, o que levou a um intenso comércio de múmias falsas. Ladrões de corpos e comerciantes antiéticos começaram a transformar cadáveres frescos e corpos de criminosos executados, pessoas escravizadas e outros em "múmias", em uma tentativa de lucrar com a moda.

Embora inscrito com a palavra mumia (uma substância medicinal encontrada em uma encosta de montanha persa), esse recipiente de boticário do século 18 pode ter contido múmias moídas. Em um erro de tradução épico, os europeus ocidentais que liam sobre a mumia acreditavam que a substância vinha de corpos embalsamados.

Foto de Photograph via Wikimedia Commons

Ladrões "roubavam os corpos dos enforcados à noite", escreveu um observador, que notou que os corpos eram embalsamados com sal e outras substâncias, secos em um forno e moídos em pó que os boticários adicionavam aos seus remédios caseiros.

Os vitorianos e a egiptomania

Embora o ceticismo em relação à múmia tenha crescido ao longo dos séculos, o fascínio por elas só aumentou.

A egiptomania foi tão acentuada na Inglaterra durante a era vitoriana que, no século 19, desembrulhar múmias tornou-se um passatempo popular em salas de aula, hospitais e até mesmo em residências particulares, já que os britânicos voltavam para casa de expedições arqueológicas, postos coloniais ou passeios turísticos com corpos que haviam saqueado de tumbas egípcias.

Apesar da proibição da exportação de antiguidades, os europeus continuaram a procurar múmias, tanto para satisfazer a curiosidade quanto para obter componentes para remédios médicos. Foi somente no final do século 19 que a múmia deixou de ser usada.

Mesmo assim, o fascínio do mundo pelos antigos "remédios" egípcios continua. Para provar isso, basta olhar as prateleiras de produtos para a pele, onde cremes "mágicos" e outros itens de cuidados com a pele usam ingredientes egípcios antigos em seu material publicitário. Talvez não comamos mais os subprodutos das múmias para nos mantermos saudáveis, mas a mística do Egito Antigo continua mais forte do que nunca.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados