Presente da França? Confira essa e outras curiosidades sobre o Cristo Redentor

O monumento completa 92 anos em 2023 como um dos mais famosos do Brasil e do mundo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de jul. de 2023, 09:51 BRT
O Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro.

O Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro.

Foto de Charles Allmon

Representante brasileiro na lista das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor é um monumento impossível de passar despercebido em meio à paisagem da cidade do Rio de Janeiro.

A estátua possui 38 metros de altura, 28 metros de envergadura e pesa 1145 toneladas, estando localizada a 710 metros do nível do mar. O cartão postal chama a atenção de turistas do mundo inteiro, ansiosos em vê-lo de perto e tirar uma foto com ele ao fundo.

Confira, abaixo, algumas curiosidades sobre o Cristo Redentor e a sua história.

Como surgiu a ideia do Cristo Redentor

A ideia original é creditada ao padre francês Pedro Maria Boss, por volta da década de 1850. “Em visita ao Rio, ele teve uma ideia: ao olhar nossa paisagem maravilhosa com suas montanhas, sugeriu que fosse erguido, no alto do Morro do Corcovado, um monumento religioso em homenagem à princesa Isabel”, explica a página oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O padre não viu a ideia ser levada adiante, mas é lembrado até hoje por sua curiosa participação na história.

Quem projetou o Cristo Redentor?

Em 1921, um ano antes da comemoração do centenário da Independência do Brasil, o projeto do Cristo Redentor ganhou força.

Um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas foi entregue ao presidente Epitácio Pessoa, em 1922, solicitando que a estátua fosse construída no Morro do Corcovado, informa o site oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa teve o seu projeto selecionado para a obra. O Cristo foi desenhado pelo artista plástico ítalo-brasileiro Carlos Oswald e projetado pelo escultor franco-polonês Paul Landowski. Já o rosto da estátua foi criado pelo escultor romeno Gheorghe Leonida. Ou seja, é o resultado de diferentes mãos e nacionalidades.

A inauguração aconteceu em 12 de outubro de 1931 – o Cristo Redentor completa 92 anos em 2023.

É verdade que o Cristo Redentor foi um presente da França?

“Ao contrário do que muitos pensam, o Cristo não foi um presente do governo francês para o Brasil”, afirma o site da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A França, na verdade, é responsável por outro monumento famoso: a Estátua da Liberdade

Localizada em Nova York, nos Estados Unidos, a obra foi dada pelo governo francês como uma forma de celebrar a aliança entre os dois países, explica a Enciclopédia Britannica, serviço de dados voltado para a educação do Reino Unido.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados