O que é o sorriso de Duchenne e por que ele é considerado um gesto genuíno?

O sorriso é um gesto universal – todo mundo já sorriu em algum momento da vida. Entretanto, existe um tipo de sorriso considerado o mais genuíno.

As mulheres jovens sorriem e acenam.

Foto de Lynsey Addario
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de out. de 2023, 12:00 BRT

sorriso é algo intrínseco ao humano. Ele faz com que alguém se sinta bem, aproxima pessoas que nem se conhecem e pode até mesmo ajudar no controle da depressão, como informa o The Harvard Gazette, o site oficial de notícias da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Mas nem todos os sorrisos são tão sinceros quanto o de Duchenne, um gesto que leva o nome de Guillaume Duchenne de Boulogne (1806-1875), um neurologista francês pioneiro na descrição de vários distúrbios nervosos e musculares e no desenvolvimento de tratamentos médicos para eles. Ele também foi o criador do eletrodiagnóstico e da eletroterapia.

Quais são as características do sorriso de Duchenne?

O sorriso de Duchenne é caracterizado pela elevação simétrica bilateral dos lábios e pela ativação dos músculos orbiculares dos olhos (que atuam para abrir e fechar as pálpebras e são importantes na expressão facial). 

Esse movimento cria um efeito de pé de galinha nos cantos dos olhos, explica a American Psychological Association (APA), uma organização científica e profissional que representa a disciplina nos Estados Unidos.

(Conteúdo relacionado: O segredo da alegria? 7 ideias para estimular os hormônios do bem-estar)

Os sorrisos de Duchenne são sinceros?

De acordo com a agência, acredita-se que os sorrisos de Duchenne sejam genuínos, ao contrário de sorrisos fingidos e voluntários que não têm o componente da ativação dos músculos orbiculares dos olhos.

Conforme observado pela Encyclopaedia Britannica, os sorrisos falsos não têm esses movimentos musculares faciais e, como resultado, é fácil reconhecê-los.

No entanto, um artigo de revisão sobre o tema, publicado em 2021 na revista acadêmica Perspectives on Psychological Science, aponta que nem todos os sorrisos Duchenne são sinceros ainda que produzi-los na ausência de emoção positiva é difícil e frequentemente detectável.

Além disso, concluem os pesquisadores, a capacidade de produzir e reconhecer sorrisos de Duchenne pode variar de acordo com a formação cultural de uma pessoa.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados