Onde Napoleão Bonaparte vivia quando morreu?

O líder francês conhecido tanto por seus triunfos militares quanto por suas ações controversas é uma das figuras que mais influenciaram a história ocidental. Apesar disso, Napoleão Bonaparte morreu no exílio.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de nov. de 2023, 09:00 BRT
Em sua vida, Napoleão lutou 60 batalhas e perdeu apenas 7. Estátua de Napoleão Bonaparte. Bastia, ...

Em sua vida, Napoleão lutou 60 batalhas e perdeu apenas 7. Estátua de Napoleão Bonaparte. Bastia, Córsega, França.

Foto de Maynard Owen Williams

Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi um general e político nascido na pequena ilha francesa de Córsega, no Mar Mediterrâneo, que reinou como Imperador da França entre 1804 e 1814, e depois novamente em 1815 – ainda que por um breve período. É como relata a Encyclopaedia of World History (organização que fornece dados históricos mundiais com o objetivo de aprimorar o conhecimento).

O líder francês estabeleceu o maior império continental europeu desde Carlos Magno e introduziu reformas liberais nas terras que conquistou. Ainda assim, ele não morreu em sua terra natal como o líder que era, mas – sim – no exílio, longe da França.

Como Napoleão Bonaparte foi exilado?

Um dos destaques da vida de Napoleão é, sem dúvida, sua carreira militar e as inovações que introduziu, as quais mudaram a maneira como se guerreava na Europa. Durante sua vida, Bonaparte lutou 60 batalhas e perdeu apenas sete, como conta a enciclopédia.

Entretanto, após a invasão fracassada da Rússia, em 1812, grande parte da Europa se voltou contra ele. Ele foi derrotado e exilado na ilha italiana de Elba, em abril de 1814, informa a Encyclopaedia of World History.

Lá, Napoleão governou os 12 mil habitantes locais, passando os dias a supervisionar projetos e reformando o governo e a economia de Elba, como explica um artigo de National Geographic Estados Unidos intitulado “Was Napoleon Bonaparte an enlightened leader or tyrant?” (em tradução livre “Napoleão Bonaparte foi um líder iluminado ou um tirano?”).

No entanto, em 1815 ele retornou à França para iniciar seu segundo reinado, um período conhecido como os “Cem Dias”. Após sua derrota na Batalha de Waterloo (18 de junho de 1815), Bonaparte voltou de vez ao exílio, desta vez no Atlântico Sul, onde viveu até seus últimos dias.

Onde Napoleão Bonaparte morreu?

Napoleão Bonaparte morreu aos 51 anos de idade, em 5 de maio de 1821, desta vez em outra ilha, a remota Santa Helena, um território sob domínio britânico a cerca de 1.800 quilômetros de distância da costa ocidental de Angola, na África

Ainda de acordo com a mesma reportagem histórica de National Geographic, o líder francês passou seus últimos dias em uma casa úmida e infestada de ratos.

Dois séculos após sua morte, a figura de Bonaparte continua a dividir opiniões, como aconteceu durante sua vida. "Para os admiradores, ele é considerado um autocrata esclarecido e o arquiteto da França moderna", revela o artigo de NatGeo USA.

Já para seus detratores, ele é considerado um belicista e déspota "que negociou, manipulou e politizou seu caminho para o poder".

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados