Qual foi o primeiro cartão de Natal da história?

A popular tradição natalina tem uma origem curiosa na era vitoriana inglesa.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 8 de dez. de 2023, 12:00 BRT
Nesta foto vintage, observamos funcionários dos correios de Nova York (Estados Unidos) classificando as correspondências de ...

Nesta foto vintage, observamos funcionários dos correios de Nova York (Estados Unidos) classificando as correspondências de Natal em compartimentos para diferentes destinos.

Foto de WENTZEL, VOLKMAR & MCBAIN, DONALD

Os cartões de Natal se tornaram parte de uma importante tradição entre amigos e familiares durante a época festiva. De acordo com a Encyclopaedia of World History (uma organização que fornece dados históricos com o objetivo de aprimorar o conhecimento), os cartões de Natal se tornaram populares durante a era vitoriana (1837-1901) do Império Britânico

Há muito tempo, os cartões de Natal são impressos em diferentes formasmateriais tamanhos e enviados para diferentes partes do mundo. Mas você sabe qual é a origem deles?

O primeiro cartão de Natal da história

O primeiro cartão de Natal a ser impresso (e copiado para o uso de outras pessoas) foi criado em 1843 por Sir Henry Cole, que era um funcionário público que três anos antes havia reformado o sistema postal britânico e ajudado a criar o Universal Penny Post (um serviço postal que permitia que as pessoas enviassem cartas independentemente da distância), informa a enciclopédia.

Naquele ano, em 1843, Cole teve a ideia de criar um cartão para enviar seus cumprimentos de Natal a amigos e familiares e dar um toque alegre e carinhoso à ocasião. Ele pretendia que o cartão fosse impresso para que pudesse evitar escrever um grande número de cartões postais à mão. 

Mil cópias do cartão foram impressas e criadas por Callcott Horsley, um pintor narrativo britânico, de acordo com dados da Encyclopaedia Britannica. O cartão apresentava uma imagem da família Horsley celebrando as Festas e erguendo suas taças e brindando, como uma forma de homenagear aqueles que não puderam compartilhar a data com eles.

(Você também pode se interessar: Veja como o Natal é comemorado em todo mundo

No cartão tinha ainda algumas cenas de atos de caridade. Por exemplo, no lado direito havia pessoas doando roupas aos necessitados e, no lado esquerdo, outras distribuindo alimentos.

O que mais se destacou foi a parte inferior do cartão postal. Abaixo da imagem principal, tinha as inscrições: "A Merry Christmas and Happy New Year to you" (Feliz Natal e Feliz Ano Novo para você, em tradução livre).

Além disso, havia espaços em branco para as pessoas personalizarem o cartão. O que se observa é que o primeiro cartão de Natal deixou o estilo que foi seguido pelos os cartões até os dias de hoje, em que muitas pessoas usam fotos de família no cartão e usam os espaços em branco para escrever seus próprios votos de Boas Festas

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados