Veja como o Natal é comemorado em todo o mundo

Em cada lugar, um costume diferente para comemorar o Natal: de peixes na banheira a uma “versão bruxa” do Papai Noel. Confira algumas variações culturais do feriado mundial.

Por Sydney Combs
Publicado 4 de dez. de 2023, 12:00 BRT

É véspera de Natal e há uma batida inesperada na porta. Se você estiver nos Estados Unidos, pode ser um bando de cantores que vieram fazer uma serenata para você. Se você estiver na Argentina, talvez os vizinhos cheguem para trocar presentes e acender fogos de artifício. Se estiver em Terra Nova e Labrador, no Canadá, podem ser amigos disfarçados com fantasias fazendo esquetes cômicas até que você consiga adivinhar quem são eles.

Natal, um feriado anual que comemora o nascimento de Jesus Cristo, é celebrado de maneiras únicas em diferentes países, mesmo naqueles com poucos cristãos. As comemorações seculares do Natal são comuns em todo o mundo: a Índia tem menos de 3% de cristãos, mas o Natal é um feriado nacional. 

Apenas 1% da população do Japão é cristã, mas os imitadores de Papai Noel e as músicas natalinas ainda enchem as lojas de departamento. Nos Estados Unidos, cada pessoa gasta, em média, mais de 1 mil dólares no feriado, de acordo com a National Retail Federation do país.

Moldadas por normas culturais, as comemorações de Natal geralmente têm um toque local. Em Belém (Israel), o local de nascimento de Jesus, os cristãos exibem presépios e marcam suas portas com cruzes. Eles lotam as igrejas na véspera de Natal para assistir a uma procissão anual. 

Na Síria, as crianças esperam pelos presentes do mais jovem dos camelos dos três reis magos, e não do Papai Noel. A Itália também tem sua própria versão do alegre homem gordo. Segundo a lenda, Befana, a bruxa italiana, entrega presentes para as crianças boas, mas sequestra as problemáticas para seu marido faminto.

Em todos os países, a comida é o centro das atenções. Na Ucrânia, os festeiros ambiciosos desfrutam de uma refeição de 12 pratos – um para cada apóstolo. Na Polônia, as carpas apresentadas durante o jantar costumam ser mantidas na banheira da família por dias antes de sua estreia no prato. Depois disso, é comum que suas escamas sejam guardadas para dar sorte.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados