Onde acontecem as principais Festas Juninas do Brasil?
Grupos dançando quadrilha (como na foto acima) fazem parte de uma tradição típica das Festas Juninas no Brasil.
Apesar da origem das Festas Juninas estar ligada às tradições católicas européias, no Brasil essa comemoração ganhou contornos próprios graças à mistura cultural que incluiu elementos indígenas e africanos, somados a variações regionais de cada canto do país.
As festas em comemoração aos santos juninos – Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) – são marcadas por muita música e dança, comidas e bebidas típicas, decoração com bandeirinhas coloridas e, claro, fogueira. Mas cada região do Brasil tem suas próprias tradições e festas tão grandiosas que se tornaram referências como as principais Festas Juninas do país.
(Você pode se interessar: Os 4 benefícios da tapioca na alimentação)
Desde 2023, as Festas Juninas foram reconhecidas pela lei federal nº 14.555 como “Manifestação da Cultura Nacional”, publicada no Diário Oficial da União, reconhecendo a festa como uma tradição brasileira. Conheça, a seguir, quais são as principais celebrações juninas:
Apresentação de um grupo de quadrilha na competição de dança do São João de Caruaru, em Pernambuco.
A festa junina de São João de Caruaru, em Pernambuco
A relação das cidades do Nordeste com as Festas Juninas é algo forte e tradicional, sendo que a celebração de um santo específico é o grande foco: São João. A cidade de Caruaru, no interior de Pernambuco, rivaliza com Campina Grande (na Paraíba) para ser “o maior São João do Brasil”. Afinal, a festa pernambucana é uma comemoração que dura 30 dias e que já reuniu mais de 3 milhões de pessoas, como comenta o site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O livro “Caruaru de Vila à Cidade”, do historiador Nelson Barbalho, comenta a origem da festa que se tornaria uma das mais famosas e importantes do país, citando que ainda quando era uma vila já se festejava São João em 1854. E que a partir dos anos 1920 a festa passou a se organizar com concursos de dança na forma de grandes quadrilhas. Atualmente, o São João de Caruaru conta com shows de artistas famosos, muitas barracas de comidas típicas e, claro, seu tradicional concurso de quadrilhas.
A Festa de São João de Campina Grande, na Paraíba
Quem busca uma Festa Junina grandiosa também encontra na cidade de Campina Grande, no interior da Paraíba. Também com duração de um mês, a Festa de São João de Campina Grande tem cerca de 40 anos de história, como conta o site da TV Senado ao comentar sobre o documentário “Campina Grande: 40 anos de São João”, sobre a origem da festa na cidade.
Atualmente, a festa de Campina Grande se concentra no Parque do Povo – que foi ampliado e agora possui quase 40 mil m², e foi interligado ao Parque Evaldo Cruz. É lá que ocorrem os grandes shows de artistas brasileiros famosos e se recebe mais de 3 milhões de pessoas anualmente, de acordo com dados da Prefeitura de Campina Grande.
Procissão com andores no Arraial do Banho de São João, a festa junina do Pantanal que acontece em Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul.
O Banho de São João que ocorre na noite do dia 23 para o 24 de junho (dia do santo) durante a festa junina do Pantanal que acontece anualmente no Mato Grosso do Sul.
Arraial do Banho de São João de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul
O Centro-Oeste do Brasil também tem tradição em Festas Juninas. É lá no Mato Grosso do Sul que uma tradicional festa de sincretismo religioso é realizada, com participação de católicos e seguidores de religiões de matrizes africanas. Trata-se do Arraial do Banho de São João – que ocorre nas cidades de Corumbá e Ladário nos dias 23 e 24 de junho.
Em 2021, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconheceu essa festa como Patrimônio Cultural do Brasil, sendo que seus especialistas afirmaram que a "festa junina do Pantanal" pode ser explicada como um culto ao católico São João Batista e ao orixá Xangô, reunindo inúmeros símbolos religiosos e icônicos.
A festa conta com procissões nas ladeiras das duas cidades, além de novenas católicas e ainda giras em terreiros de candomblé e umbanda. Há ainda decoração de andores que saem pelas cidades nas procissões – e até um concurso de andores, segundo o site da Prefeitura de Ladário. Na noite do dia 23 para o dia 24 de junho, a população vai em peso caminhando pelas ruas até às margens do rio Paraguai para participar do banho de São João, onde uma imagem do santo é banhada no rio.
Nos quatro cantos do Brasil há comemorações juninas, como as de Aracajú (Sergipe) e Mossoró (Rio Grande do Norte) no Nordeste. No Sudeste, se destacam o tradicional Arraial de Belo Horizonte (Minas Gerais) e diversas festas na cidade de São Paulo (como a do Centro de Tradições Nordestinas), além das “quermesses” realizadas em igrejas católicas. No interior paulista destaca-se ainda a grande Festa Junina de Votorantim. Já na região Sul, como relata o Sebrae, as festas juninas não possuem tanta força, sendo comemorações pequenas em escolas e igrejas.