Conheça 5 praias do Brasil ainda desconhecidas e tranquilas para visitar nas férias de verão

Esses pontos do litoral brasileiro possuem praias mais afastadas dos pólos turísticos e donas de belezas naturais impressionantes.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de jan. de 2024, 15:01 BRT
Tranquila e paradisíaca, a Praia de Carro Quebrado (Alagoas) é uma das joias escondidas no extenso ...

Tranquila e paradisíaca, a Praia de Carro Quebrado (Alagoas) é uma das joias escondidas no extenso litoral brasileiro que merece ser visitada.

Foto de Juliane Albuquerque

litoral brasileiro possui 10,9 mil quilômetros de extensão e mais de 270 cidades à beira do mar – como informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E essa vastidão é o destino indicado para turistas de todas as partes do mundo aproveitarem as belezas naturais do país: sejam mais escondidas ou bem populares, as praias brasileiras são perfeitas para relaxarse divertir e aproveitar suas águas salgadas de diferentes tons durante as férias de verão

Além das famosas praias conhecidas internacionalmente, como Ipanema no Rio de JaneiroTrancoso na Bahia ou o belíssimo arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, o litoral do Brasil guarda “joias” escondidas de quem busca aproveitar o calor de frente para o mar, só que com mais tranquilidade

Para isso, a National Geographic Brasil selecionou cinco praias brasileiras lindíssimas e pouco conhecidas em diferentes regiões do país para serem visitadas nesta ou em qualquer outra temporada de calor: 

1. Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio, Alagoas

A Praia de Carro Quebrado (no estado de Alagoas) é um refúgio de águas cristalinas, corais, piscinas naturais e impressionantes falésias.

Foto de Juliane Albuquerque

litoral entre os estados de Alagoas e Pernambuco (no Nordeste do Brasil) conhecido como Costa dos Corais, possui diversas praias paradisíacas com águas cristalinas e belezas únicas.  Na cidade de Barra de Santo Antônio, que fica a cerca de 45 km da capital do estado, Maceió, está localizada a escondida e linda Praia do Carro Quebrado, como explica o site da prefeitura local.

O nome peculiar vem da “lenda” acerca de um turista que tentou ir de carro até a praia mas teve seu automóvel “atolado” nas areias fofas da região. Verdade ou não, o fato é que o acesso a essa praia não é tão simples e, também por isso, este é um local preservado com altas falésias coloridaspiscinas naturais de águas transparentes, coqueiros e incríveis corais

Para chegar à Praia de Carro Quebrado é preciso pegar a ponte que liga a Barra de Santo Antônio à Ilha da Croa, e de lá é possível alugar um buggy ou um automóvel 4x4, ou ainda contratar um passeio que leve até a praia. A recomendação dada por quem já visitou o local é a de levar um lanche ou algo para comer durante as horas em Carro Quebrado, pois este é um local para curtir a natureza, fazer passeios nas falésias e mergulhos de snorkel, e que não possui restaurantes

2. Praia do Aventureiro, Ilha Grande em Angra dos Reis, Rio de Janeiro

mais populares

    veja mais

    A Praia do Aventureiro, em Ilha Grande (Rio de Janeiro), é cercada pela Mata Atlântica. 

    Foto de Prefeitura de Angra dos Reis

    A Ilha Grande, principal atração turística da cidade de Angra dos Reis no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, guarda inúmeras praias lindas. É lá que fica a Praia do Aventureiro, uma das mais escondidaspreservadas e belas da ilha. Segundo explica o site da Prefeitura de Angra dos Reis, o destino é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) na Ilha Grande.

    A Praia do Aventureiro tem cerca de 500 metros de areia fina, fofa e clara,  e águas azuis límpidas, com coqueiros, pedras e Mata Atlântica ao redor. Além disso, possui uma piscina natural e uma pequena vila com pouco mais de 100 moradores. 

    Por conta de estar em uma reserva, quem deseja visitar este paraíso deve ficar atento às regras que limitam o número de visitantes: somente 560 pessoas por dia podem chegar à praia em passeios de barco. A hospedagem, por sua vez, ocorre somente em campings, como informa a TurisAngra (Secretaria de Turismo de Angra dos Reis). 

    3. Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis, Santa Catarina

    Vista parcial do Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste. Maio de 2020.

    Foto de Acervo do Observa

    Em Florianópolis,  a badalada capital de Santa Catarina (na região Sul do Brasil), ainda é possível encontrar um recanto paradisíaco e tranquilo, sem a lotação de turistas. Trata-se da praia da Lagoinha do Leste, no litoral sul da ilha. O local preservado faz parte de um parque mantido pela prefeitura de Florianópolis desde 1992, que faz a manutenção e controle da praia – localizada a 34 km do centro da cidade. 

    Com uma lagoacachoeira e bela mata nativa da região, essa é considerada uma das praias mais bonitas de Florianópolis. A melhor maneira de chegar à Lagoinha do Leste é caminhando, sendo que há duas opções: a trilha mais curta é a que parte da Praia de Pântano do Sul (e é uma aldeia tradicional de pescadores); e a trilha mais longa começa na Praia da Armação.

    4. Praia do Julião, em Ilhabela, São Paulo

    Pequena e escondida, a Praia do Julião (também conhecida como Prainha) é uma das mais tranquilas de Ilhabela, ilha localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Com areias finas e brancas, possui algumas pedras submersas que formam pequenas piscinas naturais em que se pode ver peixes ao se mergulhar com snorkel. 

    As águas verde turquesas da Praia do Julião, em Ilhabela (São Paulo).

    Foto de Prefeitura de Ilhabela

    Em cerca de 300 metros de praia rodeada por águas azul-turquesa e pelo verde da Mata Atlântica, a Praia do Julião oferece excelente infraestrutura com bons restaurantes e também quiosques que servem comidas mais populares. 

    Serviços de aluguel de cadeiras, guarda-sóis e equipamentos esportivos, como caiaque e prancha de SUP (stand up paddle), estão disponíveis na areia. O acesso à Praia do Julião é simples – fica a 12km do centro de Ilhabela –, mas não é direto da estrada: é preciso fazer uma pequena trilha para chegar à areia.

    5. Praia da Tabatinga, em Conde, na Paraíba

    A cidade de Conde30 km ao sul de João Pessoa, capital da Paraíba (no Nordeste brasileiro), possui sete lindas praias de areias douradas, piscinas naturais, enseadas e também nascentes à beira-mar. A que mais se destaca é a charmosa Praia da Tabatinga, que parece até ser uma praia privada de tão tranquila e deserta.

    Tabatinga tem águas mornas, larga faixa de areia para caminhar e um visual digno de filme de férias tropicais com a presença de falésias e coqueiros. Localizada em uma área de preservação ambiental acessível de carro, ela não possui estrutura de bares e restaurantes, mas é possível encontrar vendedores de cocos e sorvetes. O ideal é levar comida e água para o passeio.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados