Pantanal

Um mês depois do fogo, araras-azuis dão sinais de vida no Pantanal

Pesquisadores temem que o trabalho de mais de 30 anos para salvar a espécie da extinção vá por água abaixo depois da temporada de queimadas que consumiu quase 30% do Pantanal. Mas primeiros indícios mostram resiliência das aves.

#OPantanalChama

"Sinto-me na obrigação de defender e cuidar do Pantanal", diz Luan Santana

Em entrevista exclusiva, o cantor sul-mato-grossense declara seu amor pelo bioma. Ele planeja arrecadar R$ 8 milhões para a região com a live #OPantanalChama, que será exibida pelo National Geographic em 22 de novembro.

Conheça o bioma

Santuário da biodiversidade brasileira, Pantanal sofre com a ação humana

Conhecido pelos répteis, aves e vida aquática abundante, bioma apresenta maior densidade de espécies de mamíferos por km² do mundo.

Queimadas

Onças-pintadas e outros animais feridos nos incêndios do Pantanal são socorridos por voluntários

A destruição do maior pantanal tropical do mundo pode colocar em risco a biodiversidade e eliminar recursos vitais, animais silvestres e pessoas.

Queimadas já consumiram 12% do Pantanal – e tendência é piorar

Reportagem documentou o avanço dos incêndios no Pantanal Matogrossense, onde número de focos de queima bateu recordes nos meses de julho e agosto. Chuvas costumam chegar em outubro.

Pesquisadores correm para coletar informações biológicas de animais do Pantanal

A Arca Xenarthra é o primeiro banco de germoplasma da superordem dos tatus, preguiças e tamanduás do mundo. Projeto visa resguardar para gerações futuras informações biológicas de populações chaves ameaçadas.

Vídeos

Queimadas avançam sobre o Pantanal, ameaçando pessoas e animais

Reportagem documentou os incêndios no Pantanal de Poconé, Mato Grosso. Número de focos de queima no bioma bateu recordes nos meses de julho e agosto.

Veja como um rio inundou trilhas de caminhada no Pantanal

Este fenômeno aconteceu pelo menos três vezes nos últimos 16 anos, e as imagens são belíssimas.

Nascem primeiras onças-pintadas no pantanal argentino em décadas

Um par de filhotes nasceu no Parque Nacional Iberá e cientistas estão tentando interferir em suas vidas o mínimo possível.

Foto

8 Fotos

Fogo no Pantanal: imagens escancaram a agonia da vida selvagem na região

Portfólio
10 Fotos

De alvo de caçadores a atração turística – este projeto tenta salvar as onças do Pantanal

O Onçafari reabilita, monitora e acostuma as onças-pintadas aos veículos de sáfari. Para isso, recrutou ex-caçadores de onça para transformá-los em guias de ecoturismo.

Bioma em chamas – fotos registram as queimadas no Pantanal

Reportagem acompanha a maior tragédia a atingir o Pantanal em décadas. Mais de 12% do bioma já foi consumido pelo fogo.

Saiba mais

Meio Ambiente

Pesca excessiva ameaça a sobrevivência do Pantanal e da Amazônia

Cientistas defendem que muitas florestas sul-americanas dependem de grandes peixes de água doce para dispersar sementes e garantir a biodiversidade.
Meio Ambiente

Patrimônios Mundiais, áreas da Amazônia, Cerrado e Pantanal clamam por preservação

Compostos por belíssimas paisagens e riquíssimos ecossistemas, estes bens naturais brasileiros reconhecidos pela Unesco têm importância imensurável do ponto de vista ambiental.

Jardineiras da floresta: ameaça às antas põe em risco a biodiversidade de ecossistemas brasileiros

Exploradora da National Geographic, a conservacionista Patrícia Medici alerta para a importância do maior mamífero terrestre da América do Sul na natureza.

+ Biomas

Savana com flora mais biodiversa do mundo, Cerrado perde área para agropecuária

Presente em todas as regiões e ocupando um quarto do país, bioma recebe menos atenção que ecossistemas amazônicos e Mata Atlântica. Pelo menos 50% da vegetação original já não existe.

Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais subestimadas

Para muito além de cactos e solo rachado, o semiárido com maior densidade populacional do mundo abriga alto índice de espécies endêmicas, mas perdeu mais de 40% da vegetação nativa.

Bioma mais devastado, Mata Atlântica reduz desmatamento e volta a respirar

Com a menor cobertura de vegetação original, a região litorânea onde deu-se início a colonização portuguesa é mais estudada por cientistas que a Amazônia.

Com diversidade de gramíneas e leguminosas, Pampa permite pecuária sustentável

Ignorada por décadas e restrita no Brasil apenas ao Rio Grande do Sul, a região campestre era sequer reconhecida como um bioma até 2004. Novos levantamentos de fauna e flora revelam riqueza da biodiversidade.

Amazônia é megabiodiversa. O quanto? Ninguém sabe

Maior bioma brasileiro é também um dos mais diversos do planeta, mas pesquisa esbarra em uma infinidade de entraves para precisar o quanto. Por causa do vácuo informacional, espécies desaparecem antes mesmo de serem catalogadas.

Santuário da biodiversidade brasileira, Pantanal sofre com a ação humana