
Papa Leão 14: quem é o novo papa Robert Prevost e quais são suas diferenças em relação ao Papa Francisco?
O recém-eleito Papa Leão 14 aparece na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Oriundo de Chicago, o ex-cardeal Robert Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos na história secular da Igreja Católica.
Em meio à antiga pompa e cerimônia do Vaticano, banhado pela luz deslumbrante de uma noite de primavera romana, o ex-cardeal Robert Francis Prevost Martínez surgiu na sacada da Basílica de São Pedro como o primeiro papa nascido nos Estados Unidos na história. Ele recebeu o nome papal de Leão 14 – um nome que a grande multidão na Praça de São Pedro adotou com um canto espontâneo de “Le-on-e”, a versão italiana do latim Leo.
Na hora entre a fumaça branca que saía de uma chaminé acima da Capela Sistina anunciando que os 133 cardeais eleitores haviam feito sua escolha pouco depois das 18h, horário local, e a aparição de Leão na sacada, as ruas ao redor do Vaticano se encheram de multidões apressadas, incluindo grupos de jovens monges e freiras entusiasmados que juntaram suas vestes para dar uma corrida digna em direção à praça.
Muitos simpatizantes usavam bandeiras nacionais enroladas nos ombros e alguns subiram em postes de iluminação e nas bases gigantes de pilares para ter uma visão melhor. Imediatamente em frente a São Pedro, a principal catedral do mundo católico, uma guarda de honra da Guarda Suíça do Vaticano se alinhou com suas tradicionais alabardas, espadas e uniformes renascentistas, enquanto uma banda do exército italiano tocava.
(Conteúdo relacionado: Quem eram os antipapas? A história por trás daqueles que desafiavam os Papas eleitos)

Espectadores no Vaticano comemoram após o aparecimento de fumaça branca, sinalizando que um novo papa foi eleito. O conclave durou menos de dois dias.
Quem é Robert Prevost, o novo papa
Prevost, 69 anos, é natural de Chicago, Illinois, e passou grande parte de sua carreira na América do Sul. Trabalhou por 10 anos como missionário em Trujillo, no Peru, e mais tarde serviu como bispo de Chiclayo, outra cidade peruana.
Ele é cidadão peruano desde 2015. Dirigindo-se à multidão em seu primeiro discurso como Papa Leão, ele agradeceu ao seu antecessor, o Papa Francisco, e falou em “unir todas as pessoas do mundo em paz” e em criar “uma igreja que constrói pontes e abre seus braços para o mundo – como esta praça”. A famosa colunata da Basílica de São Pedro, projetada por Gian Lorenzo Bernini, tem a forma de um monumental abraço de pedra aberto.
Leão fez seu discurso em italiano correto, mas um pouco hesitante, mas interrompeu em espanhol muito mais fluente para cumprimentar o povo do Peru e agradecer a seus amigos e funcionários de lá, atraindo uma onda de aplausos dos falantes de espanhol na multidão.
O novo papa é “visto como um centrista, um seguidor do [Papa] Francisco”, diz um diplomata internacional veterano que trabalha no Vaticano há 20 anos.
“Ele é progressista em questões sociais, e seu trabalho na América Latina o tornou muito popular nessa parte do mundo.” O padre Martin Browne, do Dicastério para a Unidade dos Cristãos do Vaticano, considera o novo papa “humilde, gracioso e um bom ouvinte”.
(Leia também: Conclave 2025 – os bastidores do Vaticano e os detalhes da eleição que escolheu o Papa Leão 14)
Prevost foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco há dois anos e, assim como seu mentor, há muito tempo abraça grupos marginalizados. Mas Prevost criticou a declaração do Papa Francisco de 2023 que permitiu que os padres católicos abençoassem casais que não são casados, incluindo casais do mesmo sexo, comentando que a decisão poderia comprometer a igreja em partes da África onde a homossexualidade ainda é ilegal.
Leão é o segundo papa nascido nas Américas (o Papa Francisco nasceu em Buenos Aires, Argentina) e é apenas o terceiro papa na história a ser um frade agostiniano, um dos seguidores da regra de Santo Agostinho de Hipona do século 5, que são conhecidos pelo cuidado pastoral, educação e trabalho missionário.
Como o sobrenome Prevost sugere, ele é descendente de franceses e italianos por parte de pai, e sua mãe, uma bibliotecária, era de origem espanhola. Leão é bacharel em matemática e tem mestrado em divindade, fala inglês, espanhol, italiano, francês e português, e sabe ler latim e alemão.

Quantos papas já existiram na Igreja Católica?
O Cardeal Robert Francis Prevost Martínez é o 267º homem a ocupar o cargo de papa e é o novo líder dos 1,4 bilhão de católicos do mundo.
Mas, assim como seus antecessores Francisco e João Paulo 2º, ele foi uma escolha surpreendente. O nome de Prevost não havia sido muito mencionado como um dos principais candidatos ao papado.
De fato, as empresas de apostas identificaram o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, como favorito, com o filipino Luis Antonio Tagle e o Patriarca Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, como vice-campeões. Mas, confirmando o velho ditado italiano que diz que “quem entra no conclave como papa sai como cardeal”, esses fortes candidatos não conseguiram conquistar a maioria necessária de dois terços, deixando o campo livre para um candidato azarão como Prevost.
Ninguém parecia mais abalado com a escolha surpresa do que o próprio Prevost, que parecia estar visivelmente emocionado ao subir na sacada da Basílica de São Pedro para receber sua primeira bênção papal.
E bem que ele poderia, pois as imagens filmadas atrás dele mostravam uma vista magnífica de uma paisagem urbana banhada pela extraordinária luz dourada da noite e um mar de pessoas enchendo a Praça de São Pedro e todo o caminho até a fortaleza papal de Castel Sant' Angelo, a 800 metros de distância.
(Você pode se interessar por: Qual foi o conclave mais longo e tenso da história? Os detalhes da eleição que teve até mortes envolvidas)


Prevost foi considerado uma escolha surpresa, mas o cardeal nascido nos Estados Unidos entrou em seu papado sob fortes aplausos após ser anunciado.
Os espectadores lotaram a Praça de São Pedro para o conclave de dois dias antes de celebrar o novo Papa.
As principais diferenças entre o Papa Francisco e o novo Papa Leão 14
No entanto, algumas diferenças importantes entre Leão e Francisco ficaram imediatamente aparentes. Francisco quebrou o molde ao escolher o nome, até então não utilizado, de um santo famoso e iconoclasta, Francisco de Assis.
Leão, por outro lado, é um nome papal clássico e conservador (significa “leão” tanto em latim quanto em italiano). O antecessor de Leão na era renascentista, Leão 10, excomungou Martinho Lutero em 1520 e é famoso pela frase “Já que Deus nos deu o papado, vamos aproveitá-lo”, quando ele nomeou 30 cardeais de seus aliados em 1517.
Mais relevante, no entanto, é o último papa com o nome de Leão, que reinou de 1878 até sua morte em 1903, em uma época de grandes mudanças sociais. Leão 13 era conhecido como o papa dos trabalhadores por suas encíclicas sobre os direitos dos trabalhadores e salários justos.

O Cardeal Robert Prevost lidera uma oração do rosário para o falecido Papa Francisco no Vaticano em março de 2025. Prevost compartilhou pontos de vista semelhantes aos do falecido Papa, mas muitos especulam sobre o grau de mudança que se pode esperar.
Outra diferença entre Leão e Francisco está na escolha das vestes que ele fez na chamada Sala das Lágrimas, um vestiário próximo à Capela Sistina, onde os papas recém-eleitos podem escolher uma seleção de vestes papais.
Francisco, de forma incomum, escolheu uma capa branca simples, conhecida como mozzetta. Mas Leão voltou à tradição, escolhendo a mozzetta mais formal, de veludo vermelho e com acabamento em pele, e uma estola vermelha profunda bordada em ouro, que é colocada em volta do pescoço.
Provavelmente é um erro dar muita importância às escolhas de vestuário de Leão, embora a mensagem de que ele não é um revolucionário como seu antecessor Francisco seja bastante clara. Seu emprego mais recente foi no Vaticano, onde chefiou um departamento que avalia e nomeia bispos, portanto, ele não é estranho à burocracia e à política da igreja.
Agora, enquanto Leão enfrenta um dos trabalhos mais desafiadores do mundo, ele tem as orações e a boa vontade de milhões de simpatizantes e o legado de um antecessor popular e carismático para apoiá-lo – e para estar à altura.
