Síria deve assinar o Acordo de Paris. EUA ficam isolados

Apesar da suspensão pendente, estados americanos, organizações sem fins lucrativos e empresas declararam fidelidade ao compromisso.

Por Elaina Zachos
Publicado 8 de nov. de 2017, 16:49 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

Participação no Acordo de Paris

mais populares

    veja mais
    Depois que os países assinam o Acordo de Paris, eles aderem formalmente ao pacto, ratificando, aceitando ou aprovando, expressando o compromisso do país para cumprir o acordo.

    A Síria, uma nação destruída pela guerra civil, prometeu se juntar a uma iniciativa global para conter as mudanças climáticas. Agora, o único país fora do acordo é os Estados Unidos.

    Devastada pela guerra, o país anunciou que assinaria o Acordo de Paris em 7 de novembro na Conferência do Clima de 2017, a COP23, que  em Bonn, na Alemanha. O acordo de 2015 restringe o aumento da temperatura global em 2ºC em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial e implementa esforços para limitar aumentos após 1,5ºC. A Síria, que se envolve em conflitos armados desde que protestos anti-governo agitaram o país em 2012, se ausentou do compromisso por causa dos conflitos internos.

    A Nicarágua assinou o acordo no final de outubro, mas o presidente dos EUA, Donaldo Trump, anunciou em junho planos para retirar o país do tratado, alegando que ele prejudicaria trabalhadores e contribuintes americanos.

    O jornalista ambiental Stephen Leahy está na conferência e disse a National Geographic por e-mail que as cidades e estados dos EUA, junto com universidades e ONGs, alugaram um espaço fora da conferência para tranquilizar as pessoas e afirmar que ainda estão comprometidos com os objetivos do acordo.

    "As pessoas e aliados dos EUA planejam realizar uma grande marcha em Bonn no sábado para gritar: "Nós ainda estamos participando!" Leahy escreveu no e-mail. Ele acrescentou que os manifestantes reafirmam as ações que estão tomando para o Acordo de Paris e "que Trump é uma aberração".

    Desde o anúncio de Trump, estados e cidades americanas declararam apoio não oficial ao Acordo de Paris. Desde junho, 10 estados e o Distrito de Columbia prometeram seguir o Acordo de Paris. Vários estados se juntaram à Aliança do Clima dos EUA e centenas de cidades assinaram a Agenda Nacional de Ação Climática das Prefeituras para reduzir as emissões localmente. Regras impedem que os EUA se retirem oficialmente do acordo antes de novembro de 2020.

    mais populares

      veja mais

      De acordo com a Conservation International: "Com quase todos os países do mundo agora a bordo, isso também envia um forte sinal às comunidades, empresas e cidadãos dos Estados Unidos de que temos o direito e a responsabilidade de agir em relação as mudanças climáticas".

      Com informações de Michael Greshko.

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados