O que é um tsunami e quais são suas causas?

O tsunami é reconhecido como uma das forças mais poderosas e destrutivas da natureza. Ele pode ocorrer durante todo o ano e em qualquer oceano do mundo.

Uma onda áspera se forma sobre um sistema de recifes oculto e inexplorado. Macaronésio.

Foto de Andy Mann
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de nov. de 2022, 16:12 BRT

O tsunami consiste em uma série de ondas gigantes produzidas por um distúrbio debaixo da água, geralmente associada a terremotos que ocorrem no fundo do oceano ou perto dele, como explica o site da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Um tsunami pode produzir correntes excepcionalmente fortes, inundar rapidamente a terra e destruir comunidades costeiras. As zonas consideradas mais vulneráveis são as áreas baixas como praias, baías, lagoas, portos, desembocaduras de rios e terras ao longo de riachos que vão em direção ao oceano.

A ONU estabeleceu o dia 5 de novembro como Dia Mundial de Conscientização sobre Tsunamis para enfatizar a necessidade de melhorias substanciais na cooperação internacional com países em desenvolvimento através de apoio adequado e sustentável para enfrentar o problema. 

A criação deste dia foi proposta pelo Japão, país afetado por estes desastres em várias ocasiões. A data foi promovida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres. 

Por que um tsunami acontece

Um tsunami é causado por um grande e repentino deslocamento do oceano, sendo o mais comum a partir de grandes terremotos sob ou perto do fundo dos mares. No entanto, tsunamis também podem ser gerados por perturbações não-sísmicas, como deslizamentos de terra, atividades vulcânicas, certos tipos de condições climáticas e pelo impacto de objetos próximos à terra (como por exemplo, asteroides ou cometas).

Os tsunamis irradiam para fora em todas as direções a partir do ponto de origem e podem atravessar bacias oceânicas inteiras, explica a ONU sobre este evento natural.

Como os terremotos, que causam a maioria desses eventos, não é possível prever quando e onde ocorrerá o próximo tsunami. Entretanto, os Centros de Alerta contra Tsunamis do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, da sigla em inglês) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) podem saber quais terremotos são capazes de gerar tsunamis e emitir alertas de acordo com suas consequências.

Mares tempestuosos da Antártida.

Foto de Paul Nicklen

Onde um tsunami pode ser gerado

Não existem temporadas de tsunami. Eles podem ocorrer em todos os oceanos do mundo, nos mares interiores e em qualquer grande massa de água. Elas têm possibilidade de ocorrer a qualquer momento, estação e clima do ano.

Entretanto, há certas áreas que são mais propensas devido à proximidade das fontes de tsunami, assim como à profundidade e à forma do fundo do oceano, à elevação e às características da costa. 

Os tsunamis locais podem chegar à zona costeira em poucos minutos e é possível que os centros de alerta não tenham tempo suficiente para emitir uma previsão detalhada para todas as áreas em risco. 

Como consequência, os danos causados pelo tsunami incluem inundações, impactos das ondas, fortes correntes e erosão. A água pode ser considerada igualmente perigosa quando retorna ao mar, arrastando escombros e pessoas. 

Até 2030, estima-se que 50% da população mundial viverá em áreas costeiras propensas a enchentes, tempestades e tsunamis. A ampliação da cooperação internacional aos países em desenvolvimento ajudará a garantir que as comunidades com risco de tsunamis estejam preparadas e sejam resistentes ao tsunami, diz a ONU.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados