O Território, produção da National Geographic Documentary Films, estreia no Disney+
Documentário vencedor no Festival de Sundance apresenta a luta dos povos indígenas brasileiros contra o desmatamento da Amazônia.
Txai Suruí é produtora executiva do filme documentário O Terrirório, que mostra a luta dos Uru-eu-wau-wau pela sua terra.
O Território, documentário da National Geographic Documentary Films, estreia no Disney+ no dia 13 de janeiro. O filme ganhou destaque no Festival de Cinema de Sundance de 2022 ao vencer as categorias de Prêmio do Público (World Cinema – Documentary) e Prêmio Especial do Júri (Documentary Craft).
Para acompanhar a luta de indígenas na região da Amazônia brasileira, a produção de O Território captou imagens durante três anos. As cenas contam com impressionantes cenas de paisagem e um design de som cheio de texturas.
O diretor de fotografia do território, Tangãi Uru-eu-wau-wa.
O que antes era uma floresta agora é uma paisagem carbonizada, à medida que os colonos avançam em áreas protegidas da floresta amazônica.
Do que trata O Território
Produzido pela National Geographic, o filme mostra a luta dos indígenas Uru-eu-wau-wau pelo seu território e contra o desmatamento da Amazônia brasileira.
O longa teve a produção do cineasta norte-americano Darren Aronofsky (conhecido por filmes como Cisne Negro e Requiém Para Um Sonho) e oferece um olhar imersivo na luta dos povos indígenas aliado a uma cinematografia inspiradora da paisagem.
Além do Sundance, O Território vem colecionando indicações em outras premiações e leva o público para dentro do precioso ecossistema que os indígenas lutam para proteger.
A comunidade Uru-eu-wau-wau enfrenta a extração ilegal de madeira e o avanço do desmatamento, que se tornaram mais frequentes e desenfreados ao longo dos anos.
Quem produziu O Território
A direção é do documentarista Alex Pritz, que faz a sua estreia no cargo. Pritz também trabalhou como diretor de fotografia no documentário The First Wave – produção disponível no Star+, que conta os bastidores de um hospital de Nova York durante os piores dias da pandemia de Covid-19.
A líder indígena Txai Suruí, que também vive no território Uru-eu-wau-wau, é uma das produtoras executivas e Tangãi Uru-eu-wau-wau co-assina a direção de fotografia junto a Pritz.