O Território, produção da National Geographic Documentary Films, estreia no Disney+

Documentário vencedor no Festival de Sundance apresenta a luta dos povos indígenas brasileiros contra o desmatamento da Amazônia.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de jan. de 2023 14:51 BRT
Txai Suruí é produtora executiva do filme documentário O Terrirório, que mostra a luta dos Uru-eu-wau-wau pela ...

Txai Suruí é produtora executiva do filme documentário O Terrirório, que mostra a luta dos Uru-eu-wau-wau pela sua terra.

Foto de Gabriel Uchida

O Território, documentário da National Geographic Documentary Films, estreia no Disney+ no dia 13 de janeiro. O filme ganhou destaque no Festival de Cinema de Sundance de 2022 ao vencer as categorias de Prêmio do Público (World Cinema – Documentary) e Prêmio Especial do Júri (Documentary Craft). 

Para acompanhar a luta de indígenas na região da Amazônia brasileira, a produção de O Território captou imagens durante três anos. As cenas contam com impressionantes cenas de paisagem e um design de som cheio de texturas.

À esquerda: No alto:

O diretor de fotografia do território, Tangãi Uru-eu-wau-wa.

Foto de National Geographic Alex Prtiz
À direita: Acima:

O que antes era uma floresta agora é uma paisagem carbonizada, à medida que os colonos avançam em áreas protegidas da floresta amazônica.

Foto de Alex Pritz Amazon Land Documentary

Do que trata O Território

Produzido pela National Geographic, o filme mostra a luta dos indígenas Uru-eu-wau-wau pelo seu território e contra o desmatamento da Amazônia brasileira. 

O longa teve a produção do cineasta norte-americano Darren Aronofsky (conhecido por filmes como Cisne Negro e Requiém Para Um Sonho) e oferece um olhar imersivo na luta dos povos indígenas aliado a uma cinematografia inspiradora da paisagem.

Além do Sundance, O Território vem colecionando indicações em outras premiações e leva o público para dentro do precioso ecossistema que os indígenas lutam para proteger.

A comunidade Uru-eu-wau-wau enfrenta a extração ilegal de madeira e o avanço do desmatamento, que se tornaram mais frequentes e desenfreados ao longo dos anos.

Quem produziu O Território

A direção é do documentarista Alex Pritz, que faz a sua estreia no cargo. Pritz também trabalhou como diretor de fotografia no documentário The First Wave – produção disponível no Star+, que conta os bastidores de um hospital de Nova York durante os piores dias da pandemia de Covid-19. 

A líder indígena Txai Suruí, que também vive no território Uru-eu-wau-wau, é uma das produtoras executivas e Tangãi Uru-eu-wau-wau co-assina a direção de fotografia junto a Pritz. 

veja mais no Disney+
Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Meio Ambiente
7 ações para combater a contaminação ambiental
Meio Ambiente
Bitucas de cigarro: pesquisadores usam fungos para neutralizar os resíduos de quem fuma
Meio Ambiente
O que é chuva ácida e o que ela faz?
Meio Ambiente
Como as mudanças climáticas afetam o ser humano?
Meio Ambiente
O que causa o aquecimento global?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados