Corrida do ouro ilegal desencadeia ataques a povos indígenas na Amazônia

Comunidades indígenas e povos isolados no Brasil estão sob ameaça conforme o governo avança na legalização do garimpo, extração de madeira e agricultura industrial.

Do Caribe ao Xingu – Amapá guarda vestígios do processo de ocupação da Amazônia

Escavações na região da foz do Amazonas revelam populações milenares que desenvolveram arte, monumentos megalíticos semelhantes ao Stonehenge e avançadas tecnologias cerâmicas e agrícolas.

Como interpretar o passado a partir de objetos arqueológicos

Arqueólogo discorre sobre as técnicas e processos utilizados para compreender como viviam os antigos habitantes da Amazônia.

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.
4:20

Combatendo a hiperdoença – como uma aldeia do Xingu passou ilesa pela pandemia

Agora vacinados, os kuikuro não tiveram mortes por covid-19. O esforço de guerra foi registrado pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro.

Sociedade nativa americana pouco conhecida foi tão poderosa quanto astecas e incas

Os spiros chegaram a ser “o povo mais poderoso que já existiu” na América do Norte. Nova exposição revolucionária em Oklahoma, nos EUA, compartilha a história deles.

Por dentro da capital do garimpo ilegal de ouro da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Galeria de fotos: Por dentro da capital do garimpo de ouro ilegal da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Na luta por demarcação de terra no Pará, indígenas enfrentam novas ameaças

Terra Indígena Maró é reivindicada pelos povos borari e arapium há 20 anos, mas esse e outros 16 processos que esperam por homologação do Ministério da Justiça estão travados. Enquanto isso, pressão de madeireiros e invasores continua.

Descobertos no Alasca os mais antigos restos mortais de um cachorro

Um fragmento de osso conta a história de um companheiro canino que viajou para um novo mundo gélido, fornecendo pistas sobre as migrações dos primeiros norte-americanos.

Antonio Nobre: O planeta está enfermo – é preciso 'reajardiná-lo'

Em entrevista exclusiva, o cientista propagador da Teoria de Gaia fala sobre a importância da cosmovisão indígena e oferece uma solução simples para salvar o planeta das mudanças climáticas: replantar as trilhões de árvores que derrubamos.

Há 400 anos, esta caverna com pinturas recebia visitantes que consumiam alucinógenos

Pessoas que estiveram na caverna Pinwheel, na Califórnia, EUA, deixaram evidências de seu estado alterado dentro das paredes — primeira evidência física de consumo de alucinógenos em local com arte rupestre.

Populações tradicionais não são responsáveis por destruição da Amazônia

Embora "o caboclo e o índio" façam uso de fogo controlado na agricultura de subsistência, análise inédita mostra que o aumento recente nos focos de incêndio na Amazônia tem relação com o avanço do desmatamento ilegal.

Sequoyah, o estado indígena americano que quase existiu

Era para ser um estado governado por nativos americanos nos Estados Unidos, até que políticos transferiram as terras indígenas ao estado de Oklahoma – uma decisão que até hoje afeta a vida na região.

Coronavírus se aproxima de indígenas isolados da Amazônia

Enquanto defensores alertam para um genocídio, o STF age para tentar proteger territórios indígenas.

Exploração de ouro na Amazônia provoca surtos de malária entre povos indígenas

A preocupante conexão entre desmatamento, mineração e malária pode desencadear surtos mais graves ainda em 2020.

Indígenas veem tradição e cultura se perderem à medida que coronavírus vitima os guardiões dos saberes antigos

Em diversas etnias, os mais velhos têm o papel de transmitir oralmente o conhecimento aos mais novos. A pandemia da covid-19 ameaça não apenas as vidas nas aldeias brasileiras, mas toda a ancestralidade das comunidades tradicionais.

Barco hospital retoma viagens no Amazonas – um alento para ribeirinhos

Unidade básica de saúde fluvial sai de Manaus e atende populações isoladas ao longo do rio Negro. Serviço tinha sido paralisado para conter a disseminação do coronavírus.

Coronavírus avança e tragédia entre indígenas da Amazônia é iminente

De um lado, comunidades indígenas sofrem com a ameaça do vírus, do outro, com intrusos “genocidas”.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados