0:36

Amazônia em chamas – uma experiência interativa num futuro sem floresta

Ferramenta criada com chatbot coloca o usuário em uma missão para reverter um futuro distópico, resultado das mudanças climáticas.

Experiência interativa com chatbot simula um futuro sem a Amazônia

O projeto Amazônia em Chamas coloca o usuário em uma missão para reverter um futuro distópico, resultado das mudanças climáticas.

Julgamento do marco temporal pelo STF pode desterrar povos indígenas – entenda

Reportagem acompanhou a mobilização dos mais de 6 mil indígenas que acamparam em Brasília para protestar contra a tese do marco temporal e o cerceamento dos direitos dos povos originários pelos poderes Executivo e Legislativo.
8:30

Davi Kopenawa: "A força da natureza colocou meu pensamento no campo de luta"

O xamã e líder yanomami conversou com a reportagem durante visita à Brasília, onde participou da mobilização indígena contra o marco temporal. Neste vídeo ele conta um pouco da sua história a partir das imagens do livro A Queda do Céu.

É o 'pouco índio' que está sustentando o planeta Terra, avisa Davi Kopenawa

Em entrevista exclusiva, o xamã e líder yanomami analisa as ameaças aos povos indígenas e rebate a ideia de que há 'muita terra para pouco índio'.

Mudanças climáticas e atividades humanas já ameaçam áreas inundáveis da Amazônia

Várzeas e igapós enchem e secam todos os anos de acordo com o ciclo de chuvas da floresta. São espaços de rica biodiversidade e da cultura ribeirinha. Mas o pulso da inundação deixou de ser previsível – e cientistas agora tentam entender melhor o impacto.

Corrida do ouro ilegal desencadeia ataques a povos indígenas na Amazônia

Comunidades indígenas e povos isolados no Brasil estão sob ameaça conforme o governo avança na legalização do garimpo, extração de madeira e agricultura industrial.

Do Caribe ao Xingu – Amapá guarda vestígios do processo de ocupação da Amazônia

Escavações na região da foz do Amazonas revelam populações milenares que desenvolveram arte, monumentos megalíticos semelhantes ao Stonehenge e avançadas tecnologias cerâmicas e agrícolas.

Como interpretar o passado a partir de objetos arqueológicos

Arqueólogo discorre sobre as técnicas e processos utilizados para compreender como viviam os antigos habitantes da Amazônia.

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.
4:20

Combatendo a hiperdoença – como uma aldeia do Xingu passou ilesa pela pandemia

Agora vacinados, os kuikuro não tiveram mortes por covid-19. O esforço de guerra foi registrado pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro.

Por dentro da capital do garimpo ilegal de ouro da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Galeria de fotos: Por dentro da capital do garimpo de ouro ilegal da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Na luta por demarcação de terra no Pará, indígenas enfrentam novas ameaças

Terra Indígena Maró é reivindicada pelos povos borari e arapium há 20 anos, mas esse e outros 16 processos que esperam por homologação do Ministério da Justiça estão travados. Enquanto isso, pressão de madeireiros e invasores continua.

Antonio Nobre: O planeta está enfermo – é preciso 'reajardiná-lo'

Em entrevista exclusiva, o cientista propagador da Teoria de Gaia fala sobre a importância da cosmovisão indígena e oferece uma solução simples para salvar o planeta das mudanças climáticas: replantar as trilhões de árvores que derrubamos.

Populações tradicionais não são responsáveis por destruição da Amazônia

Embora "o caboclo e o índio" façam uso de fogo controlado na agricultura de subsistência, análise inédita mostra que o aumento recente nos focos de incêndio na Amazônia tem relação com o avanço do desmatamento ilegal.

Coronavírus se aproxima de indígenas isolados da Amazônia

Enquanto defensores alertam para um genocídio, o STF age para tentar proteger territórios indígenas.

Exploração de ouro na Amazônia provoca surtos de malária entre povos indígenas

A preocupante conexão entre desmatamento, mineração e malária pode desencadear surtos mais graves ainda em 2020.

Indígenas veem tradição e cultura se perderem à medida que coronavírus vitima os guardiões dos saberes antigos

Em diversas etnias, os mais velhos têm o papel de transmitir oralmente o conhecimento aos mais novos. A pandemia da covid-19 ameaça não apenas as vidas nas aldeias brasileiras, mas toda a ancestralidade das comunidades tradicionais.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados