O que é chuva ácida e o que ela faz?

O fenômeno tem efeitos na saúde humana e no meio ambiente. Embora possa ter causas naturais, a maior parte é gerada pela atividade humana.

Poucas árvores perto de uma fundição de níquel sobreviveram ao duplo golpe da chuva ácida e dos incêndios florestais que se seguiram no que antes era uma floresta exuberante em Monchegorsk, na Rússia.

Foto de Gerd Ludwig
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de dez. de 2022, 14:57 BRT

A chuva ácida é um termo amplo que, como o nome sugere, inclui qualquer forma de precipitação com componentes ácidos (como ácido sulfúrico ou ácido nítrico) que cai no solo a partir da atmosfera na forma úmida ou seca. Isto pode incluir chuva, neve, neblina, granizo ou até poeira ácida, segundo define a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

O que causa a chuva ácida?

Segundo a agência americana, a chuva ácida ocorre quando dióxido de enxofre (SO₂) e óxidos de nitrogênio (NOX) são emitidos para a atmosfera e transportados por correntes de vento e ar. 

"O SO₂ e o NOX reagem com água, oxigênio e outros produtos químicos para formar ácidos sulfúrico e nítrico. Estes, então, se misturam com água e outros materiais antes de cair no chão", explica a organização.

Enquanto uma pequena porção desses componentes que causam a chuva ácida vem de fontes naturais, como dos vulcões, por exemplo, a EPA adverte que a maior parte nasce da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. 

(Você também pode estar interessado em: Quais são os principais tipos de poluição ambiental?)

Quais são as consequências da chuva ácida?

A chuva ácida tem efeitos nocivos tanto sobre as pessoas quanto sobre o meio ambiente. 

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, seus impactos ecológicos são vistos principalmente em ambientes aquáticos, tais como riachos, lagos e pântanos. Ao fluir através do solo, a água da chuva ácida pode dissolver partículas de alumínio da argila no solo e segue para córregos e lagos

A chuva ácida e o sal no ar corroeram esta estátua. Veneza, Itália.

Foto de Albert Moldvay

Quanto mais ácido é introduzido no ecossistema, mais alumínio é liberado, o que prejudica as plantas e os animais.

Além disso, a chuva ácida remove minerais e nutrientes do solo, os quais as plantas precisam para crescer. Por sua vez, a névoa ácida pode até mesmo retirar nutrientes da folhagem das plantas, o que diminui sua capacidade de absorver a luz solar e as enfraquece.

"A chuva ácida também contém nitrogênio e isto pode ter impacto em alguns ecossistemas. Por exemplo, a poluição com nitrogênio nas águas costeiras é parcialmente responsável pelo declínio das populações de peixes, crustáceos e moluscos em algumas áreas”.

A EPA também diz que a chuva ácida também tem efeito sobre os materiais. Isso porque quando as partículas ácidas (com ou sem umidade) caem na terra sobre estátuas, edifícios e outras estruturas feitas pelo homem, os ácidos nítrico e sulfúrico podem danificar essas superfícies.

"Caminhar na chuva ácida ou nadar em um lago afetado por ácido não é mais perigoso para os humanos do que caminhar na chuva normal ou nadar em lagos não-ácidos. Entretanto, quando os poluentes que causam chuva ácida (SO₂ e NOX, assim como partículas de sulfato e nitrato) estão no ar, eles podem ser prejudiciais os seres humanos", diz a agência ambiental.

Os componentes SO₂ e NOX reagem na atmosfera para formar partículas finas de sulfato e nitrato que as pessoas inalam – o que pode ser prejudicial aos pulmões. De acordo com a EPA, vários estudos científicos mostraram uma ligação entre estas partículas e os efeitos sobre o coração e a função pulmonar.

Finalmente, a reação de alguns ácidos nítricos com outros poluentes pode fazer com que o ar se torne nebuloso e afetar a visibilidade.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados