5 fatos que você não sabia sobre a cidade de Buenos Aires

Descubra as comidas típicas e os segredos de Buenos Aires, a encantadora capital argentina.

Beco tradicional em Caminito, bairro La Boca de Buenos Aires, Argentina.

Foto de GETTY IMAGES INC
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de fev. de 2023, 12:44 BRT

Fundada duas vezes pela coroa espanhola, em 1536 e em 1580, a cidade de Buenos Aires teve papel chave na independência da Argentina e é ponto estratégico da atividade econômica de um país conhecido por ser o “celeiro do mundo” durante o século 19, segundo o site de turismo do Governo da Cidade de Buenos Aires.

National Geographic separou cinco curiosidades que você, provavelmente, não sabia sobre a capital argentina:

1. Buenos Aires é o lar do tango

Argentinos dançam tango nas ruas de Buenos Aires (2010).

Foto de BOB KRIST

A cidade é considerada a capital mundial do tango, segundo o Governo de Buenos Aires. Esse gênero musical surgiu no século 19 como uma fusão das diferentes culturas locais que predominavam na região.

É uma herança do povo gaúcho (nome dado, entre os séculos 18 e 19, ao habitante característico da Argentina, geralmente dedicado ao trabalho rural), de povos de origem indígena, africana e dos imigrantes espanhóis e italianos.

“O tango é parte da identidade da cidade de Buenos Aires”, informa o site oficial de turismo do governo.

2. Avenida mais larga do mundo

De acordo com o Governo da Cidade de  Buenos Aires, a Avenida 9 de Julho é conhecida por ser a mais larga do mundo. São 140 metros de largura e 1 quilômetro de comprimento.

A Avenida 9 de Julho foi projetada pelo paisagista e arquiteto francês Carlos Thays, sendo inaugurada em 1937. O site oficial do governo informa que a via conta com mil jacarandás, corticeiras e cerejeiras (árvores típicas da metrópole argentina).

3. 20 livrarias para cada 100 mil habitantes

A livraria El Ateneo Grand Splendid em um antigo teatro, Buenos Aires, Argentina (2010).

Foto de BOB KRIST

Buenos Aires está entre as cidades com a maior quantidade de livrarias per capita do mundo: são 20 estabelecimentos para cada 100 mil habitantes, segundo dados de 2018 publicados pelo World Cities Culture Forum.

Algumas livrarias da Avenida Corrientes, um dos pontos mais movimentados da capital, ficam abertas até depois da meia-noite, de acordo com o site oficial de turismo da Argentina.

4. A casa mais estreita

Buenos Aires tem uma casa que ocupa apenas 2,5 metros de largura, 13 metros de comprimento e é conhecida como a residência mais estreita da cidade, de acordo com a página de turismo do governo.

Construído no século 19, o imóvel, localizado no bairro de San Telmo, foi utilizado para abrigar negros escravizados que viviam próximos à propriedade dos seus donos.

Existia um mito de que a Casa Mínima, como a residência foi apelidada, seria de um homem escravizado que conseguiu a liberdade e construiu seu lar nesse local.

5. A comida mais popular de Buenos Aires

Ao final do século 19, a Argentina passou pela primeira onda migratória de pessoas vindas da Europa, principalmente Espanha e Itália. Com isso, a pizza tornou-se uma tradição estabelecida pelos primeiros mestres pizzaiolos genoveses que foram viver em terras argentinas, de acordo com o site do governo.

A pizza popularizou-se inicialmente em La Boca, um bairro de classe trabalhadora às margens dos canais do Rio da Prata, e foi ganhando espaço nas outras regiões da capital e de todo o país.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados