Dia da Terra: 10 ações sustentáveis para colocar em prática e ajudar o planeta

Preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida está ao alcance de todos. Descubra como fazer isso e torne-se um exemplo da mudança que o planeta precisa.

Uma bicicleta estacionada em Lucca, Itália. A ONU recomenda alternar o uso de um veículo pessoal com pequenas viagens a pé ou de bicicleta.

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 21 de abr. de 2023, 13:15 BRT

 No marco do Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, a National Geographic traz uma lista de atitudes que você pode implementar no dia a dia para, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), contribuir com o meio ambiente e combater a mudança climática.

Todos nós podemos fazer a diferença. Afinal, #OQueVocêFazImporta! Confira dez ações para colocar em prática hoje mesmo:

1. Economize energia elétrica e aproveite ao máximo a iluminação solar

Trocar as luzes de casa por lâmpadas LED é uma forma de ajudar o meio ambiente.

Foto de Mark Thiessen

Ao sair de casa, uma maneira de poupar recursos e ajudar o meio ambiente é conferir se todas as luzes estão realmente desligadas.

Além disso, você pode abrir as cortinas e deixar a luz solar iluminar a casa durante o dia, evitando o gasto de energia.

2. Mude o tipo de lâmpada usada em sua casa

Na linha da primeira recomendação, substituir as luzes de casa por lâmpadas LED é uma forma de ajudar o meio ambiente e economizar custos de energia. Essas lâmpadas fornecem melhor iluminação e consomem menos energia do que as convencionais.

De acordo com a ONU, grande parte da eletricidade funciona com carvão, petróleo e gás, o que gera a emissão de dióxido de carbono (CO2) para o meio ambiente. Ou seja, quanto mais você economizar, melhor!

3. Desconecte os aparelhos não utilizados

Desligue aparelhos que estão fora de uso, mas ainda consomem energia com suas luzes cintilantes, relógios ou visores (microondas e computadores, por exemplo).

4. Dê preferência a outros meios de transporte

Você pode alternar o uso de um veículo pessoal movido a diesel ou gasolina com pequenas viagens a pé ou de bicicleta, o que reduz as emissões de gases de efeito estufa e melhora sua saúde por meio de exercícios físicos. 

A ONU explica que diminuir o uso do carro no dia a dia, mesmo substituindo-o por transporte público, pode reduzir a pegada de carbono em até 2 toneladas de CO2 por ano.

5. Consuma mais vegetais e produtos agrosustentáveis

mais populares

    veja mais

    Comer mais vegetais e frutas sem fertilizantes também é uma forma de contribuir com o meio ambiente.

    Foto de Jim Richardson

    Em geral, os produtos agroecológicos não utilizam fertilizantes ou outros poluentes em sua fase de cultivo e colheita. 

    Além disso, a ONU sugere comer mais vegetais, frutas, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes – e menos carne e laticínios.

    A prática pode reduzir consideravelmente o impacto ambiental: alimentos como carne e laticínios são parte de uma cadeia de produção que demanda muitos recursos naturais e libera poluentes.

    6. Reaproveite itens e separe o lixo

    A Assembleia da ONU responsável pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável alerta que cada item (eletrodomésticos e roupas, por exemplo) consumido pelos humanos gera emissões de carbono.

    Por isso, a ONU sugere reparo e reaproveitamento de bens que ainda estão em condições de uso, além do consumo consciente.

    Cada um deve também separar o seu próprio lixo, entre orgânico e reciclável (papel, metal, plástico, vidro e outros).

    7. Reduza o uso de plástico

    Uma maneira de usar menos plástico é carregar bolsas de tecido (também conhecidas como “sacolas ecológicas”) ao fazer compras.  

    Tornou-se comum ver supermercados cobrando pelas sacolas plásticas para evitar o uso desenfreado e incentivar o cliente a aderir a opções mais sustentáveis. 

    8. Atenção ao desperdício de alimentos

    "Quando você joga comida fora, você também desperdiça os recursos e energia que foram usados para o crescimento, produção, embalagem e transporte do alimento", diz a ONU. 

    A decomposição dos alimentos, assim como os dejetos de animais, produz um gás chamado metano que contribui para o efeito estufa.

    9. Faça a compostagem de resíduos orgânicos

    Transformar a matéria orgânica que normalmente iria para o lixo em adubo natural é um método eficaz que a ONU recomenda para desperdiçar menos alimentos e recursos. É algo que pode ser feito em jardins e na agricultura.

    A redução do desperdício de alimentos ajuda a reduzir a emissão de carbono em até 300 quilos de CO2 por ano. 

    10. Plante árvores e mudas

    As plantas são uma fonte natural de vida e produzem oxigênio. Elas são essenciais à natureza – por isso, a ONU recomenda o plantio de uma árvore ou arbustos em sua casa ou no bairro onde você vive.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados