O que aconteceria se o gelo de todo o planeta derretesse

Embora o cenário seja catastrófico, os especialistas concordam que é improvável que isso aconteça, pelo menos no curto prazo.

Icebergs tabulares se separaram do continente e derreteram de volta na água, na Antártica.

Foto de Paul Nicklen
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de set. de 2023, 12:00 BRT

Uma grande fração da água doce da Terra está congelada: ela é armazenada em geleiras em todo o mundo e nas camadas de gelo da Groenlândia e da Antártica. Entretanto, devido ao aquecimento global, as camadas de gelo estão derretendo, informa a Nasa. Mas o que aconteceria se o gelo de todo o planeta derretesse?

O cenário previsto mostra consequências de alto impacto. De acordo com a agência espacial norte-americana, quando o gelo derrete ou se rompe, a água flui para os oceanos e o nível do mar aumenta. Esse aumento, em níveis extremos, pode causar efeitos costeiros, danos econômicos e até mesmo mudanças na rotação da Terra. 

O que aconteceria com os oceanos se o gelo ao redor do mundo derretesse?

Se todas as geleiras e camadas de gelo derretessem, o nível global do mar subiria de cerca de 60 a 70 metros, de acordo a Nasa e o US Geological Survey (USGS).

Entretanto, de acordo com a agência geológica dos EUA, ainda há incertezas sobre o volume total das geleiras e calotas de gelo da Terra e o impacto do aumento da temperatura global

Quais seriam os efeitos do derretimento do gelo nas cidades costeiras?

O que se sabe, no entanto, é que esse aumento do nível do mar causaria a inundação de todas as cidades costeiras do planeta.

Na verdade, o aumento do nível do mar poderia fazer com que estados inteiros e até mesmo países desaparecessem sob as ondas, da Flórida (EUA) a Bangladesh, de acordo com um artigo publicado pela National Geographic dos Estados Unidos, em 2019.

O Relatório Especial de Ciência Climática, produzido pelo Programa de Pesquisa sobre Mudanças Globais dos EUA e publicado em 2017, observa que o aumento do nível relativo do mar (ou seja, a altura da superfície do mar em relação à altura da terra) pode ter outros impactos.

Uma mão segura um pedaço de gelo de uma geleira em derretimento no Chile.

Uma mão segura um pedaço de gelo de uma geleira em derretimento no Chile.

Foto de Tamara Merino

Entre eles estão a perda de vidas, danos à infraestrutura, salinização de aquíferos costeiros, mobilização de poluentes, mudanças no equilíbrio de sedimentos, erosão costeira e mudanças no ecossistema, bem como perda de áreas úmidas e ameaças à flora e fauna ameaçadas de extinção.

Entretanto, de acordo com o artigo da edição norte-americana da National Geographic, os cientistas consideram esse cenário catastrófico improvável. Os especialistas argumentam que esses efeitos levariam muitos séculos para se materializar, mas poderiam acontecer se o mundo continuasse a queimar combustíveis fósseis indiscriminadamente.

O que aconteceria com a rotação da Terra se o gelo ao redor do mundo derretesse?

Se o gelo ao redor do mundo derreter e a água fluir para o oceano, ela poderá alterar a rotação do planeta, diz a Nasa. Por exemplo, se o manto de gelo da Groenlândia derreter, o nível global do mar subiria cerca de sete metros e a Terra giraria mais lentamente, aumentando a duração do dia em cerca de 2 milissegundos em comparação com a atual, acrescenta a agência norte-americana.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados