Qual a árvore mais antiga do mundo?
Vista de perto de um pinheiro bristlecone em Magic Grove no Monte Washington, Parque Nacional Great Basin, Nevada, EUA.
Há árvores cuja vida útil é contada em séculos e são estudadas pela dendrocronologia. Esse ramo da ciência analisa os anéis de crescimento dos troncos para determinar a idade e outras informações das árvores, de acordo com a Encyclopedia of Life (EOL), um banco de dados online sobre os seres vivos.
De acordo com a EOL, um pinheiro (Pinus longaeva) chamado Prometheus entrou para a história como a árvore mais antiga. Aproveitando a efeméride do Dia da Árvore, celebrado no Brasil em 21 de setembro, conheça alguns exemplares antiquíssimos espalhados pelo mundo.
Prometheus e Matusalém: as árvores mais antigas do mundo
Apesar de ter sido cortado em 6 de agosto de 1964 para fins de estudo, o pinheiro Prometheus viveu mais de 5 mil anos, diz a EOL. A árvore estava localizada no estado de Nevada, nos Estados Unidos.

Uma pessoa segura uma moeda em frente a "Árvore do Tesouro", em Grove Magica, no Parque Nacional Great Basin, em Nevada, Estados Unidos.
Considerando os organismos vivos não-clonados, o sucessor de Prometheus na lista de árvores mais antigas do mundo é outro pinheiro, chamado de Matusalém. Ele está nas montanhas a leste de Nevada. No entanto, sua localização exata permanece em segredo para protegê-lo.
Matusalém tem 4.853 mil anos de idade, de acordo com um artigo da edição norte-americana da National Geographic intitulado "Qual é a árvore mais antiga da Terra? Ela sobreviverá às mudanças climáticas?.
A árvore é tão antiga que, antes da construção das pirâmides de Gizé no Egito, ela já dava frutos, revela o artigo.
O cipreste-da-patagônia também é uma das árvores mais antigas do mundo
Um exemplar de cipreste-da-patagônia (Fitzroya cupressoides) também está disputando o posto de uma das mais antigas árvores do mundo. Como o nome sugere, o principal habitat dessa espécie é a Patagônia argentina e chilena.
A EOL relata que o maior e mais longo exemplar vivo do planeta está localizado no Parque Nacional Alerce Costero, no Chile, e é popularmente conhecido como “Alerce Milenario” (“Cipreste Milenar”, em tradução livre ao português) ou “Gran Abuelo” (“Grande Avô”, em tradução ao português).
O Gran Abuelo possui cerca de 60 metros de altura, um diâmetro de tronco de 4,26 metros e mais de 3 mil anos de idade (a idade real ainda está em discussão).
De acordo com a EOL, existiam exemplares muito maiores antes dessas árvores começarem a ser derrubadas em grande escala durante os séculos 19 e 20.
O biólogo e escritor Charles Darwin chegou a relatar que encontrou um cipreste-da-patagônia com um tronco de 12,6 metros de diâmetro durante suas viagens pela América do Sul.
