Qual a árvore mais antiga do mundo?

Neste Dia da Árvore, descubra qual é o exemplar que existe há mais tempo que a construção das pirâmides do Egito.

Vista de perto de um pinheiro bristlecone em Magic Grove no Monte Washington, Parque Nacional Great Basin, Nevada, EUA.

Foto de Keith Ladzinski
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 21 de set. de 2023, 07:00 BRT

Há árvores cuja vida útil é contada em séculos e são estudadas pela dendrocronologia. Esse ramo da ciência analisa os anéis de crescimento dos troncos para determinar a idade e outras informações das árvores, de acordo com a Encyclopedia of Life (EOL), um banco de dados online sobre os seres vivos.

De acordo com a EOL, um pinheiro (Pinus longaeva)  chamado Prometheus entrou para a história como a árvore mais antiga. Aproveitando a efeméride do Dia da Árvore, celebrado no Brasil em 21 de setembro, conheça alguns exemplares antiquíssimos espalhados pelo mundo. 

Prometheus e Matusalém: as árvores mais antigas do mundo

Apesar de ter sido cortado em 6 de agosto de 1964 para fins de estudo, o pinheiro Prometheus viveu mais de 5 mil anos, diz a EOL. A árvore estava localizada no estado de Nevada, nos Estados Unidos.

Uma pessoa segura uma moeda em frente a "Árvore do Tesouro", em Grove Magica, no Parque Nacional Great Basin, em Nevada, Estados Unidos.

Foto de Keith Ladzinski

Considerando os organismos vivos não-clonados, o sucessor de Prometheus na lista de árvores mais antigas do mundo é outro pinheiro, chamado de Matusalém. Ele está nas montanhas a leste de Nevada. No entanto, sua localização exata permanece em segredo para protegê-lo.

Matusalém tem 4.853 mil anos de idade, de acordo com um artigo da edição norte-americana da National Geographic intitulado "Qual é a árvore mais antiga da Terra? Ela sobreviverá às mudanças climáticas?.

A árvore é tão antiga que, antes da construção das pirâmides de Gizé no Egito, ela já dava frutos, revela o artigo. 

O cipreste-da-patagônia também é uma das árvores mais antigas do mundo

Um exemplar de cipreste-da-patagônia (Fitzroya cupressoides) também está disputando o posto de uma das mais antigas árvores do mundo. Como o nome sugere, o principal habitat dessa espécie é a Patagônia argentina e chilena. 

EOL relata que o maior e mais longo exemplar vivo do planeta está localizado no Parque Nacional Alerce Costero, no Chile, e é popularmente conhecido como “Alerce Milenario” (“Cipreste Milenar”, em tradução livre ao português) ou “Gran Abuelo” (“Grande Avô”, em tradução ao português).

O Gran Abuelo possui cerca de 60 metros de altura, um diâmetro de tronco de 4,26 metros e mais de 3 mil anos de idade (a idade real ainda está em discussão).

De acordo com a EOL, existiam exemplares muito maiores antes dessas árvores começarem a ser derrubadas em grande escala durante os séculos 19 e 20.

O biólogo e escritor Charles Darwin chegou a relatar que encontrou um cipreste-da-patagônia com um tronco de 12,6 metros de diâmetro durante suas viagens pela América do Sul.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados