Quais vulcões tiveram as erupções mais longas? O recorde está em um vulcão na América Latina
A vulcanóloga e exploradora de National Geographic Stephanie Grocke observa o pôr-do-sol do cume do vulcão Santa Maria, enquanto espera que as nuvens se dissipem.
Os vulcões são formações geológicas nas quais o material magmático, total ou parcialmente derretido, é ejetado das profundezas da crosta terrestre para a superfície, como explica o Serviço Geológico Mineiro da Argentina, órgão científico-tecnológico do país relacionado ao tema.
Segundo a entidade, um vulcão é considerado ativo se tiver sofrido ao menos uma erupção nos últimos 10 mil anos. Também são considerados ativos aqueles que, embora não tenham entrado em erupção recentemente, apresentam sinais mensuráveis de atividade, como soltar fumarola (que é a liberação de gases e vapores vulcânicos), possuir atividade sísmica ou deformações na superfície da terra.
Vista do domo de lava Caliente em erupção a partir do cume do vulcão Santa Maria.
Os vulcões há mais tempo ativos no mundo
De acordo com o Programa Global de Vulcanismo (PGV) do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, foram 107 erupções confirmadas, com datas de início em 1800 ou posteriores, que duraram pelo menos 60 meses (cerca de 5 anos ou mais), em 60 vulcões diferentes.
A entidade lista quais vulcões entraram em erupção até hoje e detalha o número de meses de atividade.
Esse número, explica a agência, "é uma contagem do número de meses desde a data de início até a data final da erupção, sem levar em conta quaisquer incertezas", detalha a fonte. Também esclarece que essa contagem não leva em conta as pausas eruptivas de menos de três meses.
(Você pode se interessar por: Qual é o vulcão mais perigoso do mundo?)
O vulcão Santa Maria, na Guatemala, tem o mais longo histórico de erupções. Ele entrou em erupção pela primeira vez em 22 de junho de 1922.
Conheça o Santa Maria, o vulcão com a mais longeva erupção no planeta
De acordo com essa lista, o Santa Maria, na Guatemala, é o vulcão com o mais longo histórico de erupções. Ele entrou em atividade pela primeira vez em 22 de junho de 1922 e ainda está ativo, mesmo em junho de 2024.
Portanto, o Santa Maria está em erupção há um total de 1.224 meses: em outras palavras, há 102 anos.
Depois do Santa Maria está o vulcão Dukono, da Indonésia, em erupção há 91 anos. E Stromboli, na Itália, ativo há 90 anos. A lista continua com Sangay, no Equador, (77 anos em atividade); e o Aira, no Japão, com 61 anos de erupção ativa.