As grandes erupções vulcânicas têm o potencial de influenciar as mudanças climáticas por meio da emissão ...

Erupções vulcânicas: descubra as 4 principais consequências desse evento da natureza

Islândia, Filipinas, Indonésia e Havaí (nos Estados Unidos) são lugares que costumam ter erupções vulcânicas impressionantes. Quando isso ocorre, os gases, as cinzas e a lava alteram a paisagem e a vida de quem está próximo.

As grandes erupções vulcânicas têm o potencial de influenciar as mudanças climáticas por meio da emissão de gás vulcânico, gotículas de aerossol e cinzas. Acima, o ativo vulcão do Monte Stromboli, na região da Sicília, Itália.

Foto de Andrea Frazzetta
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de jun. de 2024, 13:25 BRT

Uma série de erupções vulcânicas recentes chamou a atenção de especialistas em diversos lugares do mundo. No último dia 3 de junho, uma nuvem de cinzas de 5km de altura surgiu sobre o vulcão Monte Kanlaon, na região central das Filipinas, deixando as autoridades locais em alerta. 

Além dessa erupção, outros locais no planeta – como o vulcão Kilauea, no Havaí (Estados Unidos), o vulcão do Monte Ibu, na Indonésia e as constantes erupções na península de Reykjanes, na Islândia – sofreram com intensas atividades vulcânicas recentemente e que acarretaram diferentes consequências

Em situações assim, a população local – e até de áreas nem tão próximas – precisa tomar medidas para se preparar para as mudanças que ocorrem em decorrência deste evento natural. 

A seguir, confira algumas das principais consequências das erupções vulcânicas

(Você pode se interessar: Os 7 dados curiosos para saber sobre ecossistemas)

As 4 principais consequências de erupções vulcânicas


As erupções vulcânicas influenciam – e também são  influenciadas pelas mudanças climáticas. Também afetam diretamente a saúde, o dia a dia e o bem-estar das pessoas que vivem próximo do vulcão e alteram a paisagem, deixando os seguintes efeitos:

O vulcão Kanlaon está localizado entre as províncias de Negros Oriental e Negros Ocidental em Bisayas, ...

O vulcão Kanlaon está localizado entre as províncias de Negros Oriental e Negros Ocidental em Bisayas, nas Filipinas.

Foto de Divulgação Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia

1. Os vulcões podem influenciar a mudança climática

Grandes erupções vulcânicas podem influenciar as mudanças climáticas ao injetar enormes quantidades de gás vulcânico, gotículas de aerossol e cinzas na estratosfera, alerta uma publicação da agência governamental norte-americana U.S. Geological Survey (Usgs), que estuda o tema.

Mas esse impacto ocorre de diferentes maneiras. Por um lado, os gases vulcânicos (como o dióxido de enxofre) podem resfriar o planeta, enquanto o dióxido de carbono vulcânico tem o potencial de promover o aquecimento global. Já as cinzas têm pouco impacto sobre a mudança climática e geralmente levam alguns dias ou semanas para sair da estratosfera.

Entretanto, as consequências mais significativas dos vulcões sobre o clima são causadas pela conversão do dióxido de enxofre em ácido sulfúrico, que se condensa na estratosfera para formar aerossóis finos de sulfato. “Os aerossóis aumentam a reflexão da radiação solar de volta ao espaço, resfriando a baixa atmosfera da Terra, ou troposfera”, explica o site da Geological Survey

2. As erupções vulcânicas afetam a saúde

liberação de gases e cinzas vulcânicas também tem consequências de curto e longo prazo para a saúde humana, adverte o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

A agência também esclarece que “a maioria dos efeitos das partículas e gases vulcânicos é de curto prazo”. Esses efeitos incluem irritação dos olhos ou do trato respiratório, vômitostonturador de cabeçadificuldade para respirar, distúrbios visuais e tremores.

Por outro lado, quando a exposição a gases e cinzas vulcânicas é prolongada, o impacto é diferente e as pessoas podem desenvolver bronquite, infecção pulmonar e distúrbios respiratórios (como doença pulmonar e câncer de pulmão). Mas se a exposição a determinados gases for mais longa, pode ocorrer perda de consciência e até mesmo a morte.

mais populares

    veja mais
    Vista aérea de uma erupção do vulcão Santa Maria, na Guatemala. Após as erupções vulcânicas, os ...

    Vista aérea de uma erupção do vulcão Santa Maria, na Guatemala. Após as erupções vulcânicas, os fluxos de lava, gases e rochas podem varrer edifícios e arrancar árvores, entre outros efeitos perigosos.

    Foto de STEPHANIE GROCKE

    3. O fluxo constante de erupções vulcânicas altera a paisagem

    As erupções vulcânicas podem criar uma avalanche de cinzasgases vulcânicos, lava e rochas chamada de fluxo piroclástico. Ele flui em alta velocidade e pode ser difícil para os humanos se esquivarem, explica um artigo da National Geographic norte-americana.

    Os fluxos piroclásticos são capazes de derrubar prédiosarrancar árvoresmatar animais e causar perda de safra.

    Mas isso não é tudo. Quando ocorrem grandes erupções, as plumas de cinzas vulcânicas podem se espalhar por grandes áreas do céu e reduzir a visibilidade. Às vezes, essas nuvens enormes são acompanhadas de trovões e relâmpagos. 

    4.  As erupções vulcânicas afetam a vida cotidiana das pessoas

    Essa afirmação pode parecer um pouco óbvia, mas vale a pena listar algumas maneiras pelas quais uma erupção vulcânica altera a rotina (por dias ou até mesmo semanas ou meses) das pessoas próximas e distantes do evento geológico.

    A forte queda de cinzas pode inibir o tráfego rodoviário e ferroviário e ainda danificar veículos, observa o artigo da National Geographic norte-americana. Da mesma forma, pequenas partículas abrasivas de rocha e vidro podem prejudicar o tráfego aéreo, afetando a operação das aeronaves e provocar até o fechamento de aeroportos por algum tempo.

    Essas partículas também danificam a infraestrutura e “interrompem a operação de máquinas em instalações de energia, abastecimento de água, tratamento de águas residuais e comunicações”.

    Depois que a situação de crise tiver passado, a limpeza das cinzas pode ser um desafio, pois elas penetram em lugares escondidos. Portanto, conforme conclui o artigo da Nat Geo, “as comunidades devem coordenar seus esforços para remover as cinzas e garantir a segurança de seus moradores”.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados