A Groenlândia possui pouco mais de 56 mil habitantes no total. A foto mostra uma casa ...

Os 5 fatos curiosos sobre a Groenlândia, a maior ilha do mundo

Com pouco mais de 56 mil habitantes, esse território próximo ao Ártico é quase totalmente coberto de gelo e possui uma ligação intrínseca com a Dinamarca.

A Groenlândia possui pouco mais de 56 mil habitantes no total. A foto mostra uma casa na cidade de Ilulissat, a terceira maior da ilha. Quem vive neste território pode enfrentar temperaturas negativas de até -34 °C em sua parte norte, que já está localizada dentro do Círculo Polar Ártico. 

Foto de fgeoffroy (CC BY 2.0)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de jan. de 2025, 15:05 BRT

maior ilha do mundo tem apenas 56.900 habitantes e uma paisagem coberta de gelo durante quase todo o ano. Localizada próximo ao Ártico, a Groenlândia possui 2.166.086 km² e já foi uma colônia da Dinamarca, como informa o Ministério de Assuntos Exteriores dinamarquês em seu site oficial.

Esse ponto ermo e pouco habitado do planeta está no Oceano Atlântico, em sua parte norte, e possui um delicado e rico ecossistema formado por baleias e focas em seus mares; ursos polares em terra e uma vegetação majoritariamente de tundrasalém de glaciares imensos. Por isso mesmo, a Groenlândia pode ser bastante afetada pelas mudanças climáticas e o consequente derretimento das geleiras

Para conhecer melhor esse território bastante peculiar, National Geographic selecionou cinco fatos curiosos sobre a Groenlândia. Descubra, por exemplo, porque o local não é considerado um país e sua estreita ligação com a Europa, apesar de estar geograficamente mais próximo à América do Norte.  

Uma parede de iceberg localizada na Baía de Disko, na Groenlândia. Glaciares gigantescos e icebergs fazem ...

Uma parede de iceberg localizada na Baía de Disko, na Groenlândia. Glaciares gigantescos e icebergs fazem parte da paisagem natural do território autônomo durante praticamente todo o ano. 

Foto de Renan Ozturk

Quando o assunto é gelo, a Groenlândia fica atrás apenas da Antártida

De acordo com a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação baseada no Reino Unido), a camada de gelo que cobre a Groenlândia é a segunda maior do mundo

“A principal característica física da Groenlândia é sua enorme camada de gelo, atrás apenas da Antártida em tamanho. O manto de gelo groenlandês atinge uma espessura máxima de cerca de 3 mil metros e cobre mais de quatro quintos da área total do território”, conta a Britannica

Ainda segundo a fonte, o que resta de área de terra livre de gelo na Groenlândia fica em sua parte costeira.

mais populares

    veja mais
    Apesar de estar geograficamente mais próxima da América do Norte e da Islândia, a Groenlândia já ...

    Apesar de estar geograficamente mais próxima da América do Norte e da Islândia, a Groenlândia já foi colônia da Dinamarca e possui uma longa conexão com a Europa, já que por séculos foi um território administrado por noruegueses e dinamarqueses. 

    Foto de Google Maps

    Curiosidades sobre a Groenlândia: sua capital é das menos povoadas do mundo

    cidade de Nuuk (ou Godthaab em dinamarquês) é o maior aglomerado populacional da ilha e também sua capital. Ela possui cerca de 16 mil habitantes e está situada na parte do território voltada para o Canadá, como informa o Ministério de Assuntos Exteriores dinamarquês em seu site oficial. 

    O outro país que fica próximo à Groenlândia é a Islândia (que fica a cerca de 320 km do Estreito da Dinamarca, a sudeste); e como dois terços da ilha ficam dentro do Círculo Polar Ártico, sua extremidade norte está a menos de 800 km do Polo Norte, informa a Britannica

    (Vale a pena ler também: Como seria se todo o gelo da Terra derretesse)

    A Groenlândia já foi colônia da Dinamarca

    Ainda segundo a fonte governamental, a Groenlândia se tornou oficialmente uma colônia dinamarquesa em 1814 – “depois de estar sob o domínio norueguês-dinamarquês por séculos”, diz. 

    “Desde a Constituição da Dinamarca de 1953a Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca em uma relação conhecida como Rigsfællesskabet (Comunidade da Coroa)”, explica o site oficial. 

    Em 2009, a Dinamarca transferiu “grande parte dos poderes do governo dinamarquês” para um governo local na Groenlândia, criado em 1979. Ainda segundo a fonte governamental, atualmente apenas assuntos externos como a segurança e a política financeira são resolvidos pela própria Dinamarca. 

    Por essa configuração, a Groenlândia não é considerada um país, mas sim um território autônomo. Vale ressaltar também que a Groenlândia não integra a União Europeia, apesar de sua ligação com a Dinamarca. 

    Luzes do norte refletidas em um fiorde na Groenlândia. A aurora boreal e o sol da ...

    Luzes do norte refletidas em um fiorde na Groenlândia. A aurora boreal e o sol da meia-noite são fenômenos que podem ser vistos na ilha. 

    Foto de SHUTTERSTOCK

    Temperaturas baixíssimas e “sol da meia-noite” fazem parte do dia a dia da Groenlândia

    Segundo a Britannicao clima na Groenlândia é considerado como ártico, “modificado apenas pela leve influência da Corrente do Golfo no sudoeste”, explica. 

    Mudanças rápidas no tempo, desde a luz do Sol até nevascas impenetráveis, são comuns”, diz a plataforma. As temperaturas médias na ilha no alto inverno, mais precisamente em janeiro, variam de -7 °C no sul a aproximadamente -34 °C no norte, conta a Britannica

    Já as temperaturas de verão, a costa sudoeste da ilha registra média de 7 °C durante o mês de julho, enquanto a média no extremo norte fica mais próxima aos 4 °C, afirma a mesma fonte. 

    “A Groenlândia tem cerca de dois meses de sol da meia-noite durante o verão”, diz a plataforma Isso significa que a ilha passa por períodos nos quais o sol brilha durante as 24 horas do dia, inclusive durante a meia-noite. 

    Este mapa mostra a extensão do gelo marinho – a quantidade de área da superfície do ...

    Este mapa mostra a extensão do gelo marinho – a quantidade de área da superfície do oceano coberta por gelo – em setembro de 2012, seu ponto mais baixo desde que os registros começaram a ser feitos em 1979.

    Foto de CHRISTOPH HORMANN

    A crise climática ameaça a Groenlândia

    Cientistas têm estudado os impactos do aquecimento global na maior ilha do mundo, mais precisamente desde o final do século 20 e começo do 21, conta a Britannica. Segundo os pesquisadores, as mudanças na temperatura do planeta podem afetar não só o clima, mas até mesmo a geografia física da Groenlândia

    “Cientistas observaram que o vasto manto de gelo da Groenlândia está encolhendo a uma taxa altamente crescente", explica a plataforma. “Em 2012, os satélites revelaram que, em meados do ano, 97% da camada de gelo apresentava alguns sinais de derretimento”, detalha. 

    “Já em 2016, quando o aquecimento global levou o planeta aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio mais quentes de sua história até então (de acordo com a Nasa), a Groenlândia experimentou uma série de picos recordes no derretimento de suas camadas de gelo”, conta a fonte britânica.

    questão do clima é uma preocupação para os habitantes e governantes, já que naturalmente grandes áreas da ilha costumam ser classificadas como “desertos do Ártico”, já que recebem uma precipitação (ou seja, uma quantidade de chuvas) limitada anualmente.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados