7 Maravilhas Naturais na América do Sul
Publicado 11 de dez. de 2017, 15:54 BRST, Atualizado 12 de dez. de 2017, 11:38 BRST

LENÇÓIS MARANHENSES, BRASIL: Como lençóis de areia branca, as dunas se estendem até o horizonte. Entre os meses de janeiro a junho, fortes chuvas e rochedos impermeáveis conspiram para acabar com a monotonia, criando piscinas de cor azul-esverdeada entre os montes e revivendo peixes da espécie lobo marinho que estavam dormentes. A paisagem desolada no norte do estado do Maranhão fica na parte interna do Atlântico e foi declarada Parque Nacional em 1981.
Foto de Yann Arthus-Bertrand, Getty ImagesGELEIRA CINZA DE TORRES DEL PAINE, CHILE: Uma das várias pontas nos Terrenos Gelados do sul dentro do remoto Parque Nacional Torres del Paine, a Geleira Cinza se estende por quase 20 km em uma paisagem de montanhas da Patagônia. Sua parte dianteira, cheia de montanhas em miniatura com neve e de ponta azul, fica de frente para o Lago Cinza. Ali, os pedaços de gelo flutuam silenciosamente como pedaços de céu caído, evidência sombria da retração acelerada da poderosa geleira. Faça um passeio de barco ou de caiaque até o seu extremo mais alto ou caminhe pelo perímetro do lago para vistas panorâmicas incríveis.
Foto de Sorin Colac, Alamy Stock PhotoCATARATAS ÁNGEL, VENEZUELA: Em um canto remoto do país, o rio Churun flui a 792 metros da borda da Auyan-tepui para formar as Cataratas Ángel. Quase 19 vezes mais alta que as de Niágara, na América do Norte, é a cachoeira ininterrupta mais alta do mundo. Ao contrário de outras cascatas grandes que fazem um grande barulho quando atingem o chão, os cursos de água da Angel Falls se dissipam em uma fina névoa, lançando arco-íris coloridos ao longo de sua enorme queda vertical. O rio recomeça na base da montanha e continua pela selva até o campo Canaima, o ponto de partida para a maioria das excursões para as quedas.
Foto de Jane Sweeney, Getty ImagesAVENIDA DOS VULCÕES, EQUADOR: À saída de Quito, a Avenida dos Vulcões contém sete picos que cobrem 5,1 km de altura. Veja a totalidade da forma cônica perfeita do famoso Cotopaxi das encostas reflorestadas com pinhos e ciprestes do vulcão Rumiñahui (tem altura de 4,7 km), ou navegue pelo terreno selvagem passando por alpacas em direção ao sul ao longo da Rodovia Pan-americana.
Foto de Ammit, Alamy Stock PhotoPRAIA VERMELHA, PERU: Na desolada Reserva Natural de Paracas, onde o deserto subtropical encontra a costa sul do Peru, as águas azul-esverdeadas do Pacífico Sul colidem com a Praia Vermelha. Este conjunto de cores que se complementa foi possibilitado por eras de ondas próximas a grande Punta Santa Maria, transformando suas rochas de granodiorita rosa em areia. E, graças à Corrente de Humboldt, que coloca água rica em nutrientes ao longo da costa, a costa colorida é também um viveiro de orcas, tubarões, peixes, lontras, leões marinhos e cerca de 225 espécies de aves migratórias.
Foto de Merryn Thomas, Alamy Stock PhotoISLA DEL SOL, BOLÍVIA: A ensolarada ilha impressiona com praias de areia branca e penhascos rochosos que podem ser confundidos com o Mediterrâneo, se não fosse pelas vistas distantes da montanha nevada. Enquanto a maioria das costas das ilhas está no nível do mar, a Isla del Sol não é uma ilha comum. Sua costa está a 3,8 km do nível do mar na parte sul do antigo Lago Titicaca, formado há cerca de três milhões de anos. A beleza da ilha tem sido um segredo aberto por séculos; na parte interna existem ruínas incas em várias partes da Ilha.
Foto de SL_Photography/Getty ImagesRESERVA NATURAL DE BROWNSBERG, SURINAME: Uma profusão de cores espreita na Reserva Natural de Brownsberg, onde mais de 1,5 mil espécies de plantas cobrem as encostas de um alto planalto. Escondida em um dos países menos visitados do continente, você vai compartilhar a floresta guineense selvagem com saki barbados e macacos, tucanos e centenas de outros pássaros coloridos, bem como os estranhos agoutis de pele vermelha.
Foto de Cagan H. Sekercioglu, National Geographic Creative