- Descubra National Geographic
- Cadastre-se
25 tesouros naturais e culturais da Rússia em fotos inesquecíveis
De paisagens selvagens a esplendores arquitetônicos, esses patrimônios refletem a extraordinária história, cultura e beleza natural do país.
Published 14 de nov de 2018 07:30 BRST

KIZHI POGOST
Em um estreito desfiladeiro no Arquipélago de Kizhi, no lago Onega, um par de encantadoras igrejas de madeira coroadas por uma série de cúpulas em cascata apresenta um espetáculo inesperado. O Kizhi pogost (ou recinto) é tanto uma vista incomum quanto um exemplo único de arquitetura de madeira russa.
Foto de Cathrine Stukhard, laif/Redux
DERBENT
Situada na encosta de uma montanha com vista para o Mar Cáspio, a fortaleza de Derbent viu a ascensão e queda de múltiplos impérios desde o século 5 até os dias atuais. Ela testemunhou os períodos árabe, seljúcida, mongol, timúrida e safávida e, finalmente, o Império russo.
Foto de Elena Odareeva, Alamy Stock Photo
YAROSLAVL
Yaroslavl remonta ao século 10, mas foi refeita como uma cidade modelo neoclássica sob um ambicioso projeto de redesenvolvimento urbano lançado pela imperatriz Catarina, a Grande, no final do século 18. A cidade também é conhecida por suas igrejas dos séculos 16 e 17, incluindo a impressionante Igreja de tijolos vermelhos da Epifania.
Foto de De Agostini, Getty Images
BOLGAR
A colônia medieval de Bolgar, às margens do rio Volga, já foi a capital do Canato da Horda Dourada mongol. Remanescentes de uma mesquita e do palácio e santuário de Kazan Khan são lembranças da história islâmica da região e o local é considerado sagrado pelos muçulmanos tártaros até os dias de hoje.
Foto de Yulia Babkina, Alamy Stock Photo
ISTMO DA CURLÂNDIA
O Istmo da Curlândia é uma península estreita que separa o Mar Báltico e a Lagoa da Curlândia. Apesar dos estragos do vento e das ondas, ela tem sido continuamente habitada desde os tempos pré-históricos – um testemunho da luta contínua entre a habitação humana e as forças da natureza.
Foto de Vladimir Smirnov, TASS/Getty Images
MONTANHAS DOURADAS DO ALTAI
Estendendo-se por uma extensão de mais de 1,6 milhões de hectares no sul da Sibéria, as Montanhas Douradas do Altai são um lugar de encostas varridas pelo vento e penhascos nevados, lagos alpinos límpidos e rara diversidade de vida selvagem, incluindo o leopardo da neve, que já foi ameaçado.
Foto de Kirill Kukhmar, TASS/Getty Images
A CATEDRAL E O MOSTEIRO DA ASSUNÇÃO DE SVIYAZHSK
A Catedral e o Mosteiro da Assunção de Sviyazhsk foram emblemáticos para a expansão do estado russo quando foram construídos no século 16, em uma ilha na confluência dos rios Volga, Sviyaga e Shchuka. Hoje, a catedral é notável por sua rara coleção de murais de afrescos ortodoxos orientais.
Foto de Yulia Babkina, Alamy Stock Photo
ORQUESTRA DO MONASTÉRIO DE FERAPONTOV
Localizada em uma pequena colina no noroeste da Rússia, a Orquestra do Monastério de Ferapontov era um lugar de influência política, desde a sua criação no século 14. Ela desempenhou um papel importante nos momentos-chave da história russa, incluindo a aprovação da autoridade de Ivan III como o primeiro imperador de toda a Rússia e o exílio do patriarca Nikon.
Foto de Nikolay Mukhorin, Alamy Stock Photo
LAGO BAIKAL
Com 25 milhões de anos e 1.676 metros de profundidade, o Lago Baikal, no sul da Sibéria, é o mais antigo e profundo lago de água doce do mundo. Este precioso recurso contém 20% das reservas de água doce não congeladas do mundo.
Foto de David Gilkey, NPR/Redux
VULCÕES DE KAMCHATA
Um dos poucos lugares do mundo onde os vulcões ativos são intercalados com geleiras, os Vulcões de Kamchata são uma paisagem excepcionalmente dramática e abrigam lontras marinhas, ursos marrons, águias e a maior variedade de peixes salmonidae do mundo.
Foto de Yuri Smityuk, TASS/Getty Images
PLANALTO PUTORANA
O vasto Planalto Putorana, de 1,9 milhões de hectares, na região central da Sibéria, abriga ecossistemas árticos e subárticos, paisagens impressionantes, topos de montanhas, lagos e rios intocados.
Foto de Sergey Drozd, Alamy Stock Photo
MOSTEIRO DA TRINDADE-SÃO SÉRGIO
O complexo Mosteiro da Trindade-São Sérgio situado em Sergiev Posad, a nordeste de Moscou, tem sido chamado de “a pérola” da arquitetura da igreja russa. Um centro ativo da Igreja Ortodoxa Russa, com um mosteiro em funcionamento, é um excelente exemplo da arquitetura militar e religiosa histórica que data do século 14.
Foto de Jonathan Irish, National Geographic Creative
SÃO PETERSBURGO
Apesar de sua relativamente curta vida útil, São Petersburgo possui um passado histórico e riqueza de belezas arquitetônicas. Construída no início do século 18, sob o comando de Pedro, o Grande, a cidade ficou conhecida como “A Veneza do Norte”. Seus famosos palácios, catedrais e residências incorporam uma mistura de estilos barroco e neoclássico. Além de seu esplendor arquitetônico, São Petersburgo (renomeada de Leningrado durante o período soviético) entrou para a história como o local dos principais acontecimentos da Revolução Russa de 1917 e pelo sofrimento de seu povo no cerco de Leningrado, durante o qual a cidade foi cercada por forças nazistas de 1941 a 1944.
Foto de Miles Ertman, Robert Harding/Naitonal Geographic Creative
PRAÇA VERMELHA
A Praça Vermelha de Moscou é, sem dúvida, a vista mais icônica da Rússia. A praça, ladeada pelo complexo fortificado do Kremlin e a extravagante e multicolorida Basílica de São Basílio, tem estado no centro das muitas reviravoltas na turbulenta história política da Rússia desde o século 13. Além de um intervalo de 200 anos durante o qual a capital se mudou para São Petersburgo, o Kremlin de Moscou é o centro do poder na Rússia.
Foto de Miles Ertman, Robert Harding/National Geographic Creative
ARCO GEODÉSICO DE STRUVE
Um marcador na ilha de Gogland, no leste do Mar Báltico, delineia um ponto no Arco Geodésico de Struve, um ambicioso projeto de mapeamento global. Entre 1816 e 1855, cientistas colocaram pontos em 10 países, abrangendo mais de 2.736 quilômetros em um projeto de pesquisa em massa destinado a estabelecer o tamanho e a forma exata do nosso planeta.
Foto de Arctic Photo, Alamy Stock Photo
RESERVA DA ILHA DE WRANGEL
Este país das maravilhas árticas é povoado por ursos polares, morsas, lemingues e renas, bem como um farol para as baleias cinzentas que migram do México. Reserva da ilha de Wrangel é um tesouro de beleza natural e diversidade e um estudo fascinante do funcionamento da evolução.
Foto de Gabrielle & Michel Therin-Weise, Robert Harding/National Geographic Creative
A IGREJA DA ASCENSÃO EM KOLOMENSKOYE
Construída para celebrar o nascimento do príncipe que seria conhecido como “Ivan, o Terrível” em 1532, a elegante Igreja da Ascensão em Kolomenskoye combina os estilos bizantino, grego, romano, gótico e antigo russo com um efeito impressionante.
Foto de Mikhail Metzel, TASS/Getty Imgaes
ILHAS SOLOVETSKY
A localização remota e o ambiente natural hostil das Ilhas Solovetsky, flutuando no Mar Branco ocidental, tornou-se um local ideal para residências monásticas, postos avançados de exílio e um campo de prisioneiros soviético ao longo dos anos.
Foto de RAUL TOUZON, National Geographic Creative
NOVGOROD
A localização de Novgorod em rotas comerciais estratégicas entre a Ásia Central e o norte da Europa a tornaram a primeira capital da Rússia no século 9. Conhecida por sua arquitetura de pedra, a cidade também tem significado religioso, como o local da primeira tradução completa do Antigo e do Novo Testamento em eslavo no século 15.
Foto de Michael Runkel, Robert Harding/National Geographic Creative
CONVENTO DE NOVODEVICHY
O Convento de Novodevichy, um elegante complexo barroco russo situado às margens do rio Moscou, já foi residência de damas da aristocracia, incluindo membros do clã do czar. Seu cemitério é o local de último descanso para alguns membros da família real.
Foto de Ivan Vdovin, Alamy Stock Photo
PARQUE NATURAL DOS PILARES DO LENA
Uma parede dramática de imponentes pilares de pedra esculpidos ao longo de milênios, quebrando os teares de gelo acima das margens do rio Lena, no Parque Natural dos Pilares do Lena. Algumas das colunas rochosas se estendem por mais de 91 metros de altura e a área contém fósseis que datam da era cambriana.
Foto de Panther Media GmbH, Alamy Stock Photo
SIKHOTE-ALIN
Uma diversidade surpreendente de espécies animais percorre a cordilheira central de Sikhote-Alin. A combinação única de paisagens – taiga misturada com florestas subtropicais – fornece um habitat onde espécies do norte, como o lince e o urso pardo, coexistem com as espécies do sul, como o tigre.
Foto de Yuri Smityuk, TASS/National Geographic Creative
KREMLIN DE KAZAN
Como a única fortaleza tártara remanescente na Rússia, o Kremlin de Kazan, do século 10, é uma lembrança da história da área como território muçulmano no tempo da Horda de Ouro e do Canato de Kazan.
Foto de Andrey Rudakov, Bloomberg/Getty Images
FLORESTAS VIRGENS DE KOMI
Nos Montes Urais, as Florestas Virgens de Komi são uma das áreas mais extensas de taiga intocada remanescente na Europa, cobrindo mais de 3,2 milhões de hectares.
Foto de Sergey Drozd, Alamy Stock Photo
BACIA DO UVS NUUR
A peça central da Bacia do Uvs Nuur é um extenso lago de água salgada. A terra circunvizinha, que atravessa a Mongólia e a República de Tuva na Federação Russa, abrange desde o deserto frio e as estepes até os pântanos e florestas. Leopardos-das-neves e ovelhas de montanha vagam nos montes brancos.
Foto de Photo12, UIG/Getty Images