Vítimas do rompimento da barragem em Mariana ainda lutam por reparações
A justiça justiça determinou que a "Nova Bento", povoado a ser construído para abrigar os antigos moradores de Bento Rodrigues, seja entregue até agosto de 2020. Mas as obras ainda estão em fase de terraplanagem.
Por Kevin Damasio
Publicado 25 de abr. de 2019, 21:33 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

Cavalo dentro de casa destruída pelo mar de lama que encobriu o povoado de Bento Rodrigues, município de Mariana, Minas Gerais.
Foto de Victor MoriyamaBento Rodrigues tinha uma população de cerca de 600 pessoas que viviam em 220 casas. A "Nova Bento" deve manter a mesma disposição das casas do antigo povoa e, segundo determinação da justiça, precisa ser entregue até agosto de 2020. No entanto, as obras ainda estão na fase de terraplanagem.
Foto de Victor MoriyamaPara conter o avanço da lama e reduzir o impacto ambiental na bacia do rio Doce, a Samarco construiu novos diques em Bento Rodrigues, município de Mariana. A falta de critério para o pagamento de aluguel do uso das novas áreas alagadas revoltou os moradores, que processaram a empresa.
Foto de Victor MoriyamaO plano de reparações das vítimas do rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues (MG) inclui a construção de um novo povoado que deve respeitar a antiga disposição das casas. A ideia é preservar as relações de vizinhança.
Foto de Victor MoriyamaRuínas do povoado de Bento Rodrigues, no município de Mariana (MG), engolido pela lama da barragem do Fundão. Três anos e meio após o desastre, os 3 mil atingidos pela tragédia permanecem na luta pela reparação dos prejuízos sofridos.
Foto de Victor MoriyamaCruzes em Bento Rodrigues, município de Mariana (MG), lembram os mortos que foram vítimas do rompimento da barragem da Samarco. Dezenove pessoas morreram.
Foto de Victor MoriyamaO povoado de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), foi fundado ainda no século 17, quando bandeirantes chegaram na região para explorar ouro.
Foto de Victor MoriyamaOs cavalos são os únicos moradores no que restou do povoado de Bento Rodrigues, no município de Mariana (MG), depois do rompimento da barragem do Fundão. A área está interditada porque uma outra barragem corre risco de se romper – o que não impede que antigos moradores visitem a região.
Foto de Victor MoriyamaAlimentando-se do mato alto que agora encobre todo o povoado fantasma, os cavalos são os únicos ocupantes de Bento Rodrigues, no município de Mariana (MG).
Foto de Victor Moryiama“A minha relação com Bento é de pertencimento. É como se fosse uma pessoa que tivesse internada em um hospital e que não podemos abandonar. Sinto a necessidade de estar lá. Mesmo com tudo destruído, é onde me sinto bem", diz Mauro Marcos da Silva, ex-morador que teve a casa em Bento Rodrigues destruída pela lama da barragem do Fundão. Os tataravós de Mauro chegaram no povoado no início do século 18 para trabalhar como escravos na mineração de ouro.
Foto de Victor MoriyamaVocê também pode se interessar
Fotos: Dor e destruição depois do rompimento da barragem em Brumadinho
Tempestade, ventania e o impacto do furacão Ida na Louisiana
Campo Rupestre: a vida escondida no topo de montanhas de clima árido e solo pobre
Bombeiras mulheres trabalham no resgate de vítimas da lama de Brumadinho
GALERIA: Fotos aéreas exclusivas mostram a destruição de Porto Rico